A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (14) os locais impróprios para banho no Rio Grande do Sul. Depois de três semanas consecutivas com oito locais a se evitar, o número de balneários onde a recomendação é não entrar na água caiu para seis.
Os locais impróprios ficam todos em água doce. No litoral gaúcho, todos os pontos analisados pela Fepam apresentam condições para a entrada de banhistas.
Em relação ao relatório passado, deixaram a lista de locais impróprios a Praia Totó, em Pelotas, e o Balneário Rebelo, em Tapes, ambos na Região Sul do Estado.
A cada semana, 92 locais são analisados. A lista completa pode ser acessada neste link. Veja abaixo a lista dos pontos que apresentaram problemas.
Confira os locais impróprios para banho :
- Osório – Lagoa do Peixoto
- Pelotas – Balneário Valverde, no Pontal da Barra
- Pelotas – Balneário Santo Antônio, em frente ao Hotel Praia Laranjal
- Pelotas – Balneário dos Prazeres, em frente à estátua de Iemanjá
- Pelotas – Colônia Z-3
- São Jerônimo – Praia do Encontro
Realizado desde a temporada 1979-1980 pela Fepam, o relatório de balneabilidade atesta a capacidade de um local de possibilitar banho, atividades esportivas e recreação de contato primário com a água. A balneabilidade é determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliformes presentes na água.
Os boletins informativos serão divulgados todas as sextas-feiras, até 28 de fevereiro. O mapa de balneabilidade também pode ser visualizado neste site.