"Meu Deus do céu!" "Nossa, olha o mar!" Essas eram as principais reações dos veranistas ao chegar nas praias do Litoral Norte na manhã desta sexta-feira (17). O mar invadia a areia, atingindo as guaritas dos guarda-vidas e chegando até mesmo aos quiosques, que ficam mais afastados do mar.
Os veranistas tiveram de se encolher em uma pequena faixa de areia seca, atrás dos quiosques e próximo das dunas, para poder ficar na Praia de Atlântida.
— Hoje a gente não vai até o mar, o mar está vindo até a gente — comentaram Émerson e Sandra Rosas, moradores da região.
Em Atlântida desde o Ano-Novo, Cláudia Mostardeiro, a filha e a mãe se instalaram quase em cima das dunas, próximo da guarita 85.
— Essa é a primeira vez, desde que estamos aqui, que o mar está assim. Mas o dia está bom, vamos aproveitar igual — comentou a moradora de Porto Alegre.
Iracema Faller, de Campo Bom, no Vale do Sinos, decidiu arriscar e ficar mais próxima do ponto onde o mar avançou.
— Chegou a encostar na minha cadeira, mas agora parece que está recuando — disse.
Com a ressaca, o mar é revolto, mas a água está quente e agradável. A bandeira é vermelha em Atlântida.
Previsão do tempo
Mesmo com o mar não colaborando, a sexta-feira (17) é de tempo aberto e sem previsão de chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. A temperatura deve aumentar, mas nada comparado ao calorão dos últimos dias, e o dia será de praia. Os termômetros não devem passar os 24°C nas principais cidades do Litoral Norte.