A famosa “farofada” já voltou a ser prática habitual entre os frequentadores de Capão da Canoa. Em dia de calorão e céu azul, banhistas aproveitam o sábado (28) para passar o dia na beira da praia, fazendo churrasco ou tomando banho de mar.
Por volta do meio-dia, a sensação térmica superava os 30ºC em Capão da Canoa. A ausência de vento e nuvens no céu ajudava a aumentar ainda mais a sensação de calor. Neste mesmo horário, a visão da casinha de guarda-vidas já mostrava pouquíssimos espaços na areia — guarda-sóis de diferentes formatos coloriam a beira da praia.
— Hoje é o dia que deu mais movimento desde o começo da temporada. Tem um longo espaço de bancos de areia, mas a morfologia já está começando a se modificar – relata o sargento Rafael Mellos, que observa os banhistas do alto da guarita 76.
Vindo de Canoas e Santa Maria, um grupo de amigos se reunia perto da guarita cantando e tocando músicas ao violão.
— Eu sempre trago violão. Se não tiver música tocando na praia, ele está aqui para fazer o complemento – conta o mercadólogo Felipe Camargo, 31.
Acompanhado da namorada Carina Martelli, da cunhada Carolina, da sogra Denise Siqueira e dos amigo José Lourenço e Sofia Santos, ele pretende passar o dia na praia. O grupo chegou por volta de 9h.
—A gente gosta daqui, sempre vem. Capão me lembra a infância – relembra a nutricionista Carina, 30.
Perto dali, um pequeno grupo chamava a atenção com dois objetos inusitados: uma espécie de sofá inflável e uma “churrascadeira”— curiosa fusão de uma churrasqueira com cadeira.
-A gente traz desde o ano passado. É ótimo para assar carne, mas o formato é semelhante ao de uma cadeira pela facilidade e praticidade. Tem de vários times; como sou do Juventude, escolhi essa - orgulha-se o professor de Educação Física Gabriel Brito, 28 anos, de Caxias do Sul.
Já o amigo Victor Dal Bosco, 31, foi o responsável pela aquisição do “sofá”. O objeto é responsável por garantir o conforto do grupo de amigos, que pretende ficar na beira da praia até o fim da tarde.
— Isso é a maior maravilha do mundo. Da pra levar pra tudo que é lugar — conta o designer.
Quem também fazia churrasco para passar o dia na praia era a família de Jéssica Gabe, 19, monitora de Educação Infantil. Vindo de Santa Cruz do Sul, o grupo dela chegou à beira da praia por volta de 9h.
— A gente gosta de vir para a beira da praia todo dia. Chegamos no começo da manhã e saímos no fim da tarde. Não faltando pão de alho, é tranquilo – brinca a jovem, acompanhada do namorado Jonas Frantz, 23, da mãe Janete Haag, 46, e das amigas Milena Rosa, 19, Daniela Carvalho, 35, e Pauline Heck, 4.