A coordenação da Operação Verão no Rio Grande do Sul informa que o término do horário de verão vai alterar o funcionamento das guaritas a partir deste domingo (17). O monitoramento vai diminuir em meia hora no fim do dia — a medida vale para toda área de cobertura dos guarda-vidas no Litoral Norte, no Litoral Sul e em águas internas.
Até este sábado (16), o funcionamento era entre 8h30min e 19h30min. Com a alteração, o término será às 19h. O comandante do 9º Batalhão dos Bombeiros e responsável pela Operação Verão, major Claudio Morais, diz que a medida foi adotada porque, escurecendo mais cedo, não há condições de fazer o serviço.
— Com o horário de verão, que já estava em vigor quando se iniciou a Operação Verão, no dia 15 de dezembro, ficávamos nas guaritas até as 19h30min porque ainda era dia nesse horário, mas agora não há mais a necessidade — ressalta Morais.
Atualmente, são 269 guaritas no Rio Grande do Sul, sendo 207 no Litoral Norte, 26 no Litoral Sul e 36 em águas internas. Ao todo, 1.014 guarda-vidas atuam nelas, a maioria no norte do litoral gaúcho.
Morais alerta para que banhistas só entrem na água no horário entre 8h30min e 19h, respeitando as cores da bandeira e os apitos dos guarda-vidas, que chamam atenção para riscos e locais perigosos. Segundo ele, é recomendável que os banhistas fiquem em um local próximo às guaritas e que corresponda à área de monitoramento: o major explica que são 150 metros para direita e 150 metros para a esquerda das guaritas.