Na esteira de boatos afirmando que as duas pontes que fazem a ligação entre Florianópolis e o continente estavam com risco de queda, autoridades do governo de Santa Catarina se apressaram, nesta quinta-feira (14), para dar declarações garantindo que as estruturas estão seguras e não correm risco de colapso.
O receio surgiu na tarde de quarta-feira (13), por volta das 18h30min, após uma placa de metal soltar-se sobre a pista da ponte Pedro Ivo Campos, usada para acessar Florianópolis. Um veículo chegou a furar o pneu ao passar sobre ela. Por volta das 21h, duas faixas da esquerda da travessia chegaram a ser bloqueadas pela Polícia Militar (PM) para evitar incidentes, mas o trânsito foi liberado cerca de meia hora depois.
A partir daí, moradores e veranistas começaram a se questionar sobre se as duas pontes de acesso à cidade eram seguras – tanto a Ivo Campos quanto a Colombo Salles (que faz o trajeto ao continente saindo da ilha). Uma reunião entre autoridades de prefeitura, Defesa Civil, PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária foi feita às pressas para averiguar o estado das estruturas.
O coronel César Nunes, do Corpo de Bombeiros, afirma que eventuais avarias ocorrem em função de as obras de engenharia sofrerem os efeitos da maresia.
— A parte de baixo está bem defasada, mas de maneira alguma tem risco estrutural — afirmou. — Há ferragem exposta, mas nenhuma das pontes está em risco.
O secretário da Defesa Civil estadual, coronel Diogo Bahia Losso, repetiu que não há risco de queda e destacou que, mesmo se houvesse problema estrutural na ponte Pedro Ivo Campos, há um plano para alternativas no trânsito na região.
Outra pessoa a tranquilizar a população foi o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Carlos Hassler:
— Estruturalmente, as pontes estão bem. Há alguns problemas de manutenção, como essa placa que soltou, mas isso poderia ter acontecido até se não houvesse nenhum plano de revitalização.
Engenheiro especialista em pontes, Roberto de Oliveira afirmou que a ponte Pedro Ivo Campos pede reparos, mas que não há indícios de colapso:
— Ela não vai cair de repente. As pontes aqui de Florianópolis são de um tipo de construção que dá muitos sinais antes de uma queda. Mas a ponte está pedindo atenção.
A prefeitura abriu licitação para contratar empresa que fiscalize e repare as pontes. No momento, o processo está em fase de homologação.
*Com informações de NSC Total