A Operação Verão para Todos, movimentação de 30 órgãos estaduais no Litoral gaúcho durante o veraneio, foi lançada na manhã deste sábado (15). A Operação Golfinho, responsável pelo policiamento no litoral gaúcho, faz parte da Verão para Todos e terá 2.450 policiais civis e militares nas praias gaúchas. A Polícia Civil terá 950 agentes e delegados para repressão ao crime, 150 a mais do que no verão passado.
Do total, 1,5 mil são policiais militares, mesmo número do ano passado. Parte do efetivo já está nas praias gaúchas e o resto chegará em 27 de dezembro, quando o movimento nas praias é maior.
Uma das novidades na segurança é uma base-móvel comunitária fixa na beira-mar de Tramandaí. O local será uma espécie de posto da Brigada Militar, onde será possível registrar ocorrências e interagir com os PMs a fim de obter orientações. Também haverá unidades em Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Cidreira, São Lourenço do Sul e Rio Grande.
— A Brigada vai estar presente em todos os balneários, atuando diuturnamente, seja no policiamento ostensivo urbano, rodoviário, ambiental e aéreo, bem como apoiando o Corpo de Bombeiros, os guarda-vidas, em situações que exijam o suporte de aeronave. Teremos viaturas modernas, armamentos compatíveis com o poderio da criminalidade, drones, radares inteligentes nas estradas, monóculos de observação que detectam infrações que ocasionam acidentes e ao mesmo tempo são radares, plataformas de observação com câmeras de 360º e que integram câmeras da cidade. Isso vai facilitar o trabalho do policial — diz o subcomandante geral da Brigada Militar, Coronel Eduardo Biacchi.
Para auxiliar nos salvamentos a banhistas, o Corpo de Bombeiros adquiriu 15 motos aquáticas. Dez novos quatriciclos foram comprados para reforçar o trabalho por terra.
Quem deseja se informar sobre a qualidade das águas no Litoral pode baixar o aplicativo Projeto Balneabilidade. Elaborado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) no ano passado, o app e site monitora 96 locais em praias gaúchas – 12 a mais do que no verão passado.
A Operação Verão segue no Litoral até 10 de março.