Foi retirada da beira-mar a carcaça da baleia que há mais de um mês causava mau cheiro aos moradores e frequentadores da praia do Quintão, em Palmares do Sul, no Litoral Norte. O mamífero é da espécie baleia-de-Bryde.
Foi utilizada uma retroescavadeira para os trabalhos, que duraram cerca de duas horas, segundo o secretário de Obras, Viação e Serviços Urbanos de Palmares do Sul, Sérgio Gil (Nenê).
— Enterramos a carcaça próximo das dunas, a uma profundidade de dois a três metros — informou.
Os restos do animal foram enterrados no balneário Dunas Altas, a cerca de 30 metros de onde estavam.
O secretário garantiu que a profundidade é suficiente para que ela não volte à superfície, nem cause mau cheiro novamente.
Morador de um condomínio próximo da praia, o zelador Elci Antônio Rodrigues esteve no local logo após o serviço da prefeitura, às 15h desta sexta-feira (23), e confirmou que o odor desagradável desapareceu.
— Só tem o rastro da retroescavadeira. Não tem mais cheiro nenhum. Bem diferente de de manhã, quando não dava nem pra chegar perto — confirma o morador.
O representante da prefeitura estima que o animal seja um filhote, que pesava por volta de quatro toneladas.
De acordo com a bióloga Janaína Wickert, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ceclimar/Ufrgs), a baleia-de-Bryde é uma espécie que habita águas tropicais e subtropicais e que não migra da costa brasileira em direção aos pólos.