É quando as pistas estão mais movimentadas, como na tarde deste domingo (18), que um trabalho a que geralmente os motoristas só dão atenção em momentos de necessidade precisa ser executado com ainda mais agilidade. A cada ida ou volta para as praias do Litoral Norte, quando a freeway, no verão, costuma registrar capacidade máxima no uso da rodovia durante horas, equipes de atendimento se deslocam por toda a extensão do trecho da BR-290 administrado pela Concepa para socorrer veículos com problemas e garantir, além do atendimento adequado, também que as pistas fluam com o mínimo de interrupções possível.
GaúchaZH acompanhou, na tarde deste domingo (18) — aquela que, para milhares de gaúchos, deve significar o fim do período de férias —, o trabalho das equipes da Concepa que, pelo telefone, nos refúgios, através do aplicativo ou por meio do monitoramento de câmeras espalhadas pela rodovia, prestam socorro a motoristas que, quando menos esperam, veem seu veículo apresentar problemas.
No km 32 da freeway, na região de Santo Antônio da Patrulha, um carro com placas de Bagé precisa parar no acostamento ao perceber um pneu furado. Um guincho leve e uma viatura de supervisão logo se deslocam para prestar auxílio, sinalizando a rodovia para alertar outros motoristas sobre a ocorrência. Alguns minutos depois, o pneu é trocado e o condutor consegue seguir viagem.
— Às vezes é um problema simples, que o motorista consegue resolver sozinho, mas estamos atentos 24 horas para auxiliar nesses casos e também nos mais graves — explica João Peixoto, encarregado de operações na Concepa.
Pelo rádio, o Centro de Controle de Operações anuncia que um carro está completamente parado nos arredores do km 50, perto do acesso a Glorinha, também no sentido Litoral-Capital. Sem saber o que fazer para continuar viagem, o condutor, Lucas Amarante, procura o telefone de atendimento da Concepa e solicita um auxílio.
— Não sei o que aconteceu, o carro estragou no caminho. Começou a perder a potência, então resolvi parar e pedir ajuda. Agora vou aguardar a chegada de um mecânico — conta Amarante, que saía de Imbé e seguia a caminho de Gravataí, onde mora.
Para auxiliar condutores em apuros e manter o fluxo da rodovia, a Concepa encaminha, quando necessário, com o uso de um guincho, os veículos com problemas para um dos 13 pontos de apoio espalhados pelo trecho administrado pela concessionária. Ali os motoristas encontram estacionamento e sala de espera equipados com telefone e contatos de mecânicos, seguros e até hotéis na região.
— Isso é importante para garantir a segurança das milhares de pessoas que trafegam pela freeway em um dia movimentado. Das 66 mil ocorrências que registramos no ano passado, 58% foram devido a pane, que normalmente exige o atendimento de um mecânico, e para auxiliar nesses momentos, oferecemos transporte e um local seguro para os motoristas e suas famílias — garante o gerente de Engenharia e Operações da Concepa, Fábio Hirsch.
Enquanto atende mais um veículo que apresentou problemas enquanto trafegava, o mecânico Anderson Vargas conta que cerca de 90% das panes nos carros se devem ao aquecimento. Com o carro parado, "descansando", a questão costuma se resolver sozinha, mas há vezes em que é preciso deixar o veículo em manutenção enquanto a família volta para casa com outro tipo de transporte.
— Tem gente que até deixa o carro aí, porque às vezes dá pane geral e o custo de manutenção é alto. Mas na maioria dos casos é só esperar um pouco ou trocar uma peça e o pessoal pode voltar para a estrada mais tranquilo — diz Vargas.
Durante o Carnaval, período em que a Concepa registrou 42 acidentes entre Osório e Porto Alegre — número 13% menor do que na temporada anterior —, foram atendidas 1,7 mil ocorrências na rodovia em cinco dias de operação, com tempo médio de quatro minutos para atendimento médico e sete minutos para o auxílio mecânico. Durante a Operação Verão, com reforço nas equipes e estrutura operacional, cerca de 430 profissionais atuaram diretamente nas praças de pedágio e nos serviços de atendimento emergencial médico e mecânico, com 37 veículos disponíveis para emergências.
Estrutura operacional na freeway
— 4 guinchos pesados
— 11 guinchos leves
— 5 unidades de resgate/USA
— 11 viaturas de inspeção
— 1 veículo para transporte de animais
— 1 caminhão pipa
— 4 viaturas de supervisão
Como solicitar atendimento
— Pelo Alô Free Way: 0800 647 2000
— Por meio do app Triunfo Concepa, disponível para Android e iOS
— Nos refúgios, espalhados, em média, a cada 1,5 km na rodovia