A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (15) o primeiro relatório de balneabilidade das praias gaúchas para o fim de semana. Dos 79 pontos monitorados, quatro estão impróprios para banho, todos em águas internas: Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; Balneário Passo do Umbu, em São Vicente do Sul; Balneário Nova Palma, em Nova Palma; e Lagoa do Peixoto, em Osório.
O Projeto Balneabilidade terá duração de 12 semanas e, em todas as sextas-feiras até o dia 2 de março, haverá divulgação dos pontos próprios e impróprios para banho. O monitoramento é realizado em 40 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai.
As coletas e análises são feitas pela Fepam e pela Corsan, que analisam condições bacteriológicas nas praias e observam se há contaminação fecal ou organismos que podem causar intoxicações.
Aplicativo para monitoramento de balneabilidade
Também nesta sexta-feira, a Fepam lançou um site e um aplicativo com informações sobre a qualidade das águas em balneários gaúchos, indicando se estão próprias ou impróprias para banho. O aplicativo, desenvolvido com o apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, também mostra condições para banho e previsão do tempo.
O serviço pode ser acessado pelo computador ou no modo web app, espécie de atalho na tela o celular, e não é necessário fazer download. O acesso é feito pelo site balneabilidade.rs.gov.br.
Mesmo com o aplicativo, serão mantidas as placas informativas nos locais onde as águas estiverem impróprias.