A terça-feira amanheceu ensolarada e com 24°C em Capão da Canoa, no Litoral Norte. O pouco vento, que soprava a uma velocidade média de 14°C, de Sul, deixou a a manhã bastante quente. Em compensação, as correntes marítimas de Sul deixam a água mais gelada. Às 9h, já iniciava o revezamento na praia: veranistas chegando com cadeira e guarda-sol e o povo da caminhada e da corrida deixando a orla.
De acordo com o sargento Wilson Roberto Yansen Müller, salva-vidas na guarita 75, este é um ano atípico. Acostumado há 27 anos na função, não lembra de ter presenciado um verão com ventos tão inconstantes, que mudam o comportamento do mar o tempo inteiro.
- Isto torna o nosso trabalho mais intenso. Precisamos ficar com a atenção redobrada porque o mar fica bem traiçoeiro. Como passou dias muito quentinho e aparentemente calmo, muita gente entra no mar e não se dá conta de que ele oscila o comportamento das ondas tão depressa - afirma o sargento.
Uma dica do salva-vidas para quando o banhistas se vê em uma saia-justa dentro do mar é sempre tentar sair na direção da onda, lateralmente à beira, e não em direção à areia