* Por Renato Borghetti, músico
O balneário da infância de Renato Borghetti foi o QG escolhido quando o músico se apresentou no litoral com uma turnê em homenagem a Luiz Gonzaga.
Antes da mudança do mar para a doce água da Barra do Ribeiro, os verões eram invariavelmente na praia de Albatroz, no Litoral Norte. Quando começamos a ir - eu ainda era criança -, eram poucas casas e muitos cômoros de areia. Hoje tudo ficou plano. Esportes e vida social, somente na Sabal (Sociedade Amigos do Balneário Albatroz).
Uma lembrança muito bacana que tenho de lá eram as serenatas que fazíamos. Eu, recém começando a tocar, acho que sabia umas três ou quatro músicas, e aquilo ia a noite toda. Alguns anos depois, já tocando um pouco melhor, eu fazia parte de um projeto chamado Asa Branca.
Foram mais de 200 shows pelo Brasil em homenagem a Luiz Gonzaga - quem diria, eu conheci mesmo o interiorzão do país em um projeto nordestino. A turma era de primeira: Sivuca, Dominguinhos, Osvaldinho, Waldonys do Acordeon.
E que tal a banda de base: Arismar do Espírito Santo, Heraldo do Monte e Fernando Pereira, mais zabumba, triângulo e pandeiro. Só não participou, como nos concertos anteriores, o grande gaúcho Chiquinho do Acordeão, maior mestre da gaita gaúcha, então bastante doente.
Em um verão, os shows foram no litoral do Rio Grande do Sul - Tramandaí, Imbé e Capão. Adivinha onde foi o nosso QG? Albatroz, é claro. Naquele final de semana, nosso litoral teve um pouco de sotaque nordestino. A casa e a churrasqueira não pararam um minuto. Quase toda a praia passou por lá. Dominguinhos compôs a belíssima Dona Alda em homenagem à minha mãe e emocionou a todos.
Estive há pouco tempo por lá. O cenário mudou, cresceu, mas ainda mantém algumas características antigas: casas tradicionais, calçamento irregular... Uma saudade gostosa de sentir.
Sabe quem é a pessoa à direita na foto? Clique e dê seu palpite! A resposta será publicada na Zero Hora de sexta-feira.
Houve uma vez um verão
O litoral gaúcho com sotaque nordestino
Renato Borghetti relembra o projeto em que realizou mais de 200 shows pelo Brasil, muitos deles nas praias do RS
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: