A sequência de dias com mau tempo e as previsões desanimadoras para os próximos dias fazem com que muitos gaúchos antecipem o retorno do litoral catarinense. Na BR-101, entre Laguna e Tubarão, o fluxo de veículos que descem em direção ao Rio Grande do Sul chega a ser maior que o dos carros que rumam ao norte.
De Canoas, a família do empresário Alexandre Fontana, 39 anos, desistiu de passar o Réveillon na praia de Ibiraquera, em Garopaba. O patriarca, a mulher e os três filhos pequenos chegaram ao litoral catarinense na quinta-feira, com previsão de ficar até segunda. No entanto, o mau tempo mudou os planos.
- Só aproveitamos a praia na quinta. Sexta foi na pousada e o sábado amanheceu fechado. Com criança fica difícil. Resolvemos voltar antes - explica Alexandre, que carregou o Fox da família no começo da manhã para deixar Ibiraquera por volta das 10h15min.
A previsão é chegar em Canoas no meio da tarde deste sábado.
- Faremos a ceia em casa, em família - completa o pai.
O retorno de carros com placas do Rio Grande do Sul, a maioria ocupado por famílias, se intensificou a partir das 11h. A estratégia ajuda a fugir dos congestionamentos previstos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para domingo e segunda-feira.
- Quem puder voltar antes vai se beneficiar. Amanhã pela manhã já devemos ter pontos congestionados, com o pico à tarde - alerta o policial rodoviário Flávio Hulse.
Os motoristas que deixarem a volta para domingo e segunda deverão enfrentar congestionamentos nos trechos não duplicados da BR-101. No retorno, o primeiro gargalo fica no trevo de Laguna, na altura do km 313, fluindo devagar até Tubarão. A tendência é que as filas avancem em direção à Florianópolis. O segundo gargalo é em Araranguá, com pista simples até Sombrio.
Volta para casa
Chuva faz gaúchos anteciparem o retorno de SC pela BR-101
Entre Tubarão e Laguna, chama atenção o fluxo no sentido do Rio Grande do Sul
GZH faz parte do The Trust Project