Os fogos de artifício são comuns nas festas de virada do ano em diversos lugares do mundo. Muita gente gosta de acompanhar o show pirotécnico, rico em cores, formas e até com diferentes tempos de duração. Porém, é preciso cuidados ao manusear o produto para a diversão não se transformar em uma queimadura, lesão ou até em algo pior.
O comandante do 1° Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), coronel Alexandre Sório Nunes, explica o que deve ser feito no momento de utilização dos fogos, seja em casa ou em algum lugar público (confira, abaixo, as demais recomendações):
— O fogo de artifício não deve ser utilizado junto a aglomerações de pessoas. Cuidar para onde for direcioná-lo e não apontar para o prédio ou sacada dos vizinhos — alerta o coronel.
Ao manusear o produto, a pessoa deve estar atenta para não encostar na fiação elétrica ou em galhos de árvores, para evitar o risco de incêndios. E quem tem filhos ou animais de estimação por perto deve redobrar os cuidados.
— É extremamente desaconselhado crianças utilizarem esse artefato. É um explosivo muito perigoso — diz, acrescentando: — Principalmente os cães e os gatos ficam muito incomodados com isso (barulho de fogos e bombas), eles ficam muito nervosos.
O militar comenta que uma das situações mais comuns em relação a acidentes envolve as bombinhas ou o fogo sonoro que, após ser lançado, acaba ficando apenas na fumaça. Pessoas ou animais se aproximam e o artefato explode repentinamente, gerando até amputações.
E há outras recomendações, que dizem respeito especialmente ao público feminino.
— Mulheres com cabelos soltos são responsáveis por grande parte dos acidentes. Se o fogo pega no cabelo, acontece uma queimadura grave, tanto no couro cabeludo quanto no rosto — relata o coronel.
Se a pessoa sofrer alguma queimadura ou lesão durante a queima de fogos, e estiver em local distante do atendimento médico, é necessário fazer a compressão do ponto lesionado com um pano limpo. Se houver queimadura, a orientação é usar água corrente na temperatura normal.
Queimaduras em geral
O coordenador de enfermagem da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de Queimados do Hospital de Pronto Socorro (HPS), Tiago Fontana, recomenda o manuseio cuidadoso dos produtos.
— É preciso manusear com cuidado e sem o consumo de bebida alcoólica associada — observa.
Segundo o coordenador, é preciso seguir as orientações do fabricante. O enfermeiro compartilha uma situação comum de acidentes nas festas de virada do ano.
— As pessoas, às vezes, conectavam vários fogos, um em cima do outro, e isso acabava explodindo na mão do paciente, causando amputações de dedos e até da mão inteira.
Fontana menciona que as queimaduras em geral acabam aumentando na época da virada do ano.
— Principalmente com líquidos inflamáveis ao acender a churrasqueira ou com escaldamento por líquidos quentes das crianças — ilustra.
Entre os dias 24 e 25 de dezembro, houve 12 atendimentos envolvendo queimaduras no HPS. Nenhum envolvia o uso de fogos de artifício, apenas acidentes domésticos.
A Câmara de Vereadores aprovou em 2021 projeto que proíbe a queima de fogos de artifício ruidosos em Porto Alegre. A legislação estabelece penalizações e multas para quem descumprir a medida.
Confira algumas orientações:
- Comprar fogos de artifício apenas em locais certificados para a venda e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros e pelo Exército
- Não fazer fogos caseiros e clandestinos com o uso de pólvora
- Transportar o produto com segurança e armazenar em local fresco
- Não usar fogos de artifício em locais de grandes aglomerações
- Não apontar fogos na direção de pessoas, sacadas e prédios vizinhos
- Crianças não devem manusear fogos ou bombinhas
- Não soltar perto de cães ou gatos, nem deixar os animais se aproximarem do produto
- Cuidar para não soltar perto da fiação elétrica ou galhos de árvores
- Não manusear fogos se tiver consumido bebida alcoólica
- Não segurar os fogos de artifício com as mãos ou transportar nos bolsos
- Não tentar acender os fogos que falharem, pois podem explodir
- Não acender fogos em recipientes de metal ou vidro
- Pessoas com cabelos compridos precisam cuidar para os fogos ou bombinhas não ficarem presos nos próprios fios
- Em festas, o ideal é que o show pirotécnico seja feito por pessoas ou equipes especializadas
- Os telefones 192 (Samu) e 193 (Bombeiros) podem ser acionados em caso de acidentes.