Um estudo recente da Universidade de Amsterdã, da Holanda, concluiu que jovens com idades entre 13 e 24 anos, faixa etária da Geração Z, são mais sensíveis ao feedback social em mídias sociais - como curtidas e comentários, do que adultos. Os efeitos podem ser observados no comportamento e no humor deste público.
Essa maior sensibilidade pode ter impactos significativos no bem-estar psicológico e nos padrões de uso das plataformas, ainda conforme o estudo, publicado na revista científica Science Advances.
A avaliação utilizou dados reais de uso do Instagram e experimentos controlados para analisar como os jovens respondem ao retorno social online. Os resultados revelaram que os adolescentes são mais propensos a postar novamente em um curto período de tempo após receberem um grande número de curtidas. Por outro lado, a ausência de curtidas pode levá-los a se engajar menos com a plataforma.
Em um dos pontos, o estudo associa a sensibilidade ao feedback social e o volume da amígdala, uma região do cérebro envolvida no processamento de emoções. Os pesquisadores observaram que indivíduos com maior sensibilidade a curtidas tendem a ter um volume maior dessa região cerebral, o que pode explicar a intensidade das reações emocionais.
Os números de curtidas também influenciam no humor dos adolescentes de forma mais intensa do que o dos adultos, conclui a avaliação. A ausência dessa ação pode gerar sentimentos de rejeição e reduzir a autoestima.
A busca excessiva também pode contribuir para comportamentos compulsivos e problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão. Os pesquisadores reforçam a importância de educar os jovens sobre o uso responsável das mídias sociais e os riscos da busca excessiva por aprovação social online.
Outros apontamentos incluem a implementação de medidas para minimizar o impacto negativo do feedback social nos jovens, como a opção de ocultar o número de curtidas e o desenvolvimento de recursos que promovam interações mais saudáveis.