Uma iniciativa de alunos e professores do curso de Publicidade e Propaganda da Unisinos resgata lembranças de vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. Quem teve fotos prejudicadas pela água poderá procurar a instituição nas próximas duas sextas-feiras (21 e 28), para tentar recuperar as imagens (veja o passo a passo ao fim desta matéria). A ação ocorre nos campi São Leopoldo e Porto Alegre.
O serviço é gratuito e cada pessoa pode entregar até 20 fotos para serem recuperadas ou um álbum. A ação ocorrerá nas duas sextas-feiras, das 8h às 17h. Abaixo, confira onde entregar as imagens:
- Unisinos São Leopoldo: entrega no bloco B09 (acesso via Portão 2), na Avenida Unisinos, 950, bairro Cristo Rei
- Unisinos Porto Alegre: entrega no prédio dos Labs da Unisinos (acesso pela Rua Tomaz Gonzaga, 744, bairro Boa Vista) no Laboratório da Engenharia Civil
De forma experimental, o projeto iniciou no laboratório fotoquímico da instituição, em São Leopoldo, com a recuperação de fotos e álbuns de servidores da instituição que tiveram suas casas atingidas pela enchente. Agora aberto ao público e com reforço de um laboratório da Engenharia, a iniciativa já restaurou 500 fotos no campus Porto Alegre e cerca 350 em São Leopoldo.
Recuperando memórias
Professora da Escola da Indústria Criativa da Unisinos e responsável por ministrar aulas de Fotografia Publicitaria, Márcia Molina está à frente da iniciativa e relembra o álbum de um senhor, de 75 anos, que foi recuperado no projeto e emocionou a equipe de alunos e professores.
— A gente ficou muito feliz de entrar em contato com a família, dizer que a gente vai conseguir retornar para eles um pedaço da história — conta Márcia. Nesse caso, os álbuns estavam muito danificados. Ainda assim, foi possível recuperar algumas cartas, postais e fotografias, mesmo que não de uma forma completa.
Neste momento, cerca de 700 fotos ainda estão na fila de recuperação do projeto. Nove famílias tiveram imagens recuperadas em São Leopoldo.
Para auxiliar ainda mais pessoas, Márcia montou um manual com o passo a passo para recuperar fotos atingidas pela água. O material, intitulado Protocolo Para Recuperação de Memórias, é de propriedade do curso de Publicidade e Propaganda e foi disponibilizado para publicação nesta matéria.
*Produção: Lucas de Oliveira