No dia 10 de maio, a empresa AudioPrime, que vende produtos auditivos em Porto Alegre, recebeu uma mensagem por WhatsApp de uma pessoa perguntando sobre assistência técnica. Uma dúvida comum, que é respondida todos os dias. Porém, a situação que estava por trás daquela comunicação fez com que Cris Flores, proprietária da loja, tivesse uma ideia para ajudar as vítimas das enchentes.
Quem enviou a mensagem foi Daiane Milioli, filha de Marlene dos Santos. As duas moravam na Vila Farrapos, um dos bairros mais atingidos pelas cheias na Capital. Diante dessa situação, a idosa que fará 64 anos teve seus aparelhos auditivos molhados pela água, o que estragou os mecanismos. Marlene tentou utilizar um dispositivo emprestado pelo tio, contudo, por não ser feito com o molde para seu ouvido, a machucava. Sendo assim, sua filha procurou a AudioPrime para tentar realizar a manutenção do seu aparelho. Porém, o dano era tanto que não havia conserto.
— Quando a pessoa vem com um aparelho que não tem conserto, a gente oferece um novo, mas eles não tinham condições para comprar — conta Cris Flores.
Foi quando a fonoaudióloga Karina Ferreira, que trabalha na loja, lembrou que um cliente havia deixado seu antigo aparelho para doação. Dessa forma, foi realizada uma audiometria gratuita e Marlene pôde voltar a escutar. Essa situação fez com que Cris se mobilizasse para ajudar mais pessoas que tinham perdido seus aparelhos na enchente:
— Lancei uma campanha para que os nossos clientes que tivessem aparelhos em casa nos doassem. E a gente faria a adaptação sem custo. Começou a “chover” gente pedindo aparelho.
O projeto
No início, a procura era maior que a demanda: havia muitas pessoas precisando de aparelho e poucas doações. Porém, a ação logo mobilizou outros grupos e começou a dar mais resultados. Fonoaudiólogas de São Paulo quiseram ajudar arrecadando doações de aparelhos e enviando para cá.
Com a crescente procura por equipamentos, Cris contatou o Instituto Vakinha, que realizou uma arrecadação em parceria com o Pretinho Básico e o influenciador gaúcho Badin Colono. A proprietária da AudioPrime enviou as diretrizes do projeto, que foi aprovado. A partir disso, recebeu uma verba proveniente da arrecadação e pôde comprar aparelhos novos para doar.
Cris conta que a empresa fornecedora dos equipamentos também ajudou, vendendo os produtos por um preço mais acessível, junto com os acessórios necessários e com garantia de dois anos. Depois de organizar essa parceria, Marlene também recebeu um dispositivo novo.
— Conseguimos com a nossa distribuidora (aparelhos) por um preço muito menor. Vem com as pilhas e os acessórios, como o desumidificador, para, por um ano, a pessoa não ter custos com o aparelho. E a gente vai continuar fazendo os atendimentos gratuitamente — explica Cris.
Chance de fazer a diferença
A vontade de ajudar de Cris Flores vem de um sentimento de empatia. A empreendedora é filha e neta de surdos e se colocou no lugar dos familiares que não conseguem se comunicar com quem perdeu os aparelhos.
— Ninguém está bem com tudo que aconteceu e quem não foi atingido tem um sentimento de culpa, de querer fazer mais. Então, essa possibilidade de, com o meu trabalho, poder fazer a diferença na vida das pessoas é muito recompensadora — relata a empreendedora.
Daiane conta que poder ver sua mãe interagindo com a família com o novo aparelho foi emocionante:
— Uma felicidade mesmo. Ela se sentia muito sozinha, não conseguia interagir com as pessoas, não conseguia conversar com ninguém. Ficamos muito agradecidos, porque, na situação que a gente se encontra hoje, não teríamos condições de comprar tão cedo.
Como doar e receber
A ação é destinada às pessoas que já utilizavam aparelhos auditivos antes da enchente no Estado e os perderam ou tiveram eles danificados pela água. Quem se encaixa nesses pré-requisitos pode contatar o telefone da empresa, (51) 98926-7300 para mais informações.
Quem tiver aparelhos – novos ou usados –, acessórios ou pilhas em bom estado para doar pode levá-los na AudioPrime, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h. O endereço é Rua 24 de Outubro, 1.440/1.102, bairro Auxiliadora, Porto Alegre. Dúvidas e informações sobre como ajudar financeiramente podem ser esclarecidas no mesmo telefone (51) 98926-7300.
Produção: Elisa Heinski