Morreu nesta terça-feira (12), aos 94 anos, Percy Louzada de Abreu, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte móvel do Guaíba, em Porto Alegre. Abreu ocupou diversos cargos na Petrobras, com atuação no Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro.
Natural de Pelotas, na Região Sul, mudou-se para Porto Alegre e foi aluno do Colégio Estadual Júlio de Castilhos antes de cursar Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), formando-se em 1953. Desde cedo demonstrou interesse por assuntos petroquímicos e integrou os movimentos estudantis durante a campanha O Petróleo é Nosso, na década de 1950, após a descoberta de reservas do óleo na Bahia.
Trilhou uma carreira longeva na Petrobras. Entrou para a companhia em janeiro de 1962, como engenheiro na construção da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, na Região Metropolitana, onde viria a assumir como superintendente posteriormente. Exerceu o mesmo cargo nas refinarias Landulpho Alves, na Bahia, e na diretoria da Petrobrás no Rio de Janeiro. Também atuou no polo petroquímico de Triunfo, na região carbonífera do Estado, e como secretário de Minas e Energia durante o governo de Pedro Simon, no final da década de 1980.
Mariza de Abreu, filha de Percy e ex-secretária de Educação do Rio Grande do Sul, definiu o pai como um homem “progressista”. Segundo ela, homem de poucas demonstrações afetivas, Abreu sofreu com as denúncias recebidas pela Petrobras e era um grande defensor da companhia.
— Se puxar assunto sobre a Petrobras, ele passaria horas falando — comenta, ao destacar que Abreu foi autor do livro A Epopéia da Petroquímica no Sul: História do Polo de Triunfo.
Casado havia 71 anos com Eloah Vasques de Abreu, foi pai de Mariza e Marco Aurélio Vasques de Abreu. O engenheiro era uma pessoa tranquila com os familiares, muito calmo e de personalidade reservada e muita seriedade. Em casa, apreciava boas leituras e conversas e assistir televisão, especialmente filmes.
Além da esposa e dos filhos, deixa os netos Eduardo Fernandes de Abreu, Julia Fernandes de Abreu, Ricardo Fernandes de Abreu e Vinicius de Abreu Waldow, e o bisneto Vicente Casagrande Waldow, de seis anos.
O velório de Percy Louzada de Abreu ocorre a partir das 8h desta quarta-feira (13) na capela seis do Cemitério da Santa Casa de Porto Alegre, na Avenida Prof. Oscar Pereira, 423, no bairro Azenha. A cerimônia de cremação será às 11h.