O ex-delegado regional, vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Luiz Carlos dos Santos, 77 anos, morreu nesta quinta-feira (22), no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Ele teve mais de 30 anos de atuação na cidade serrana e foi vítima de complicações de um câncer de próstata.
De acordo com um dos filhos, Igor dos Santos, ao longo da vida Santos sempre esteve disposto a incentivar o crescimento e o desenvolvimento das pessoas. O ex-delegado deixa três filhos e a companheira, além de amigos e admiradores.
— Era um estimulador de pessoas, incentivava todos a estudarem, encontrarem seu melhor e serem relevantes para si mesmos. Meu pai sempre acreditou nas pessoas e sempre acreditou que o estudo é o caminho. O escritório dele sempre esteve de portas abertas para colegas, recém formados, ele sempre esteve ajudando a todos como profissional e como pessoa — lembra o filho.
Apesar da longa carreira construída em Caxias, Santos era natural de Porto Alegre e estava morando na capital há oito anos. Ainda conforme o filho, o ex-delegado esteve a frente de momentos importantes para Caxias do Sul e nos últimos momentos de vida manteve a lucidez e esteve preocupado com a família e com as responsabilidades.
— Foi uma pessoa incrível e teve relevância impar na vida pública, sempre envolvido com questões sociais de Caxias, esteve entre os redatores da lei orgânica do município, advogou por mais de 25 anos e se aposentou como delegado. Sempre esteve preocupado não só com a família, mas com todos. Essa foi a perda de uma pessoa incrível — conta o filho.
O velório de Luiz Carlos dos Santos ocorre nesta sexta-feira (23), na Capela G do Cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre e a cerimônia de despedida começa às 15h.