O CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, foi o grande campeão da 19ª edição do Juvenart, o maior evento de danças tradicionalistas de nível juvenil no Rio Grande do Sul. O grupo venceu na categoria sênior. Na júnior, o PTG Bocal de Prata, de Osório, garantiu o primeiro lugar.
As apresentações tiveram início na sexta-feira (28) e a grande final ocorreu neste domingo (30), no município de Restinga Sêca, na Região Central do RS.
Nesta edição, foi mantido o modelo estabelecido em 2022, com as modalidades de danças tradicionais, júnior e sênior, para os grupos. As apresentações individuais foram divididas nas categorias Chula e Danças Gaúchas de Salão. No concurso das danças tradicionais, são avaliados os quesitos de correção coreográfica, harmonia de conjunto e interpretação artística.
Durante os três dias de Juvenart, 86 grupos de diferentes pontos do Estado disputaram o concurso em duas categorias. Na categoria Júnior, composta por grupos que estão em processo de retomada após a pandemia, concorreram 54 invernadas. Já na Sênior, direcionada a equipes consolidadas, concorreram 32 inscritos.
A organização do evento estima que pelo menos 8 mil pessoas tenham acompanhado as apresentações durante o fim de semana. No palco, os participantes apresentam coreografias de entrada e saída, além de danças tradicionais gaúchas.
Os grupos se apresentaram no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti e as apresentações individuais ocorreram no anfiteatro do Hotel do Recanto, na localidade Recanto Maestro, em Restinga Sêca. A realização é do CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria, com apoio da Fundação Antonio Meneghetti e das prefeituras de São João do Polêsine e Restinga Sêca.