Milhares de pessoas passam pelo Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti, no município de Restinga Seca, na Região Central do RS, neste sábado (29). A movimentação do público é para assistir às apresentações da 19ª edição do Juvenart, maior evento de danças tradicionalistas da categoria juvenil no Estado.
A competição começou na sexta (28), segue neste sábado e terá o resultado divulgado às 21h de domingo (30). Arion Pilla, coordenador do Juvenart, afirma que a expectativa de público para o final de semana todo é de 8 mil pessoas.
— Temos um fluxo muito ativo, as pessoas entram e saem do ginásio com muita frequência, dependendo do seu interesse em assistir cada grupo. Elas vêm de vários lugares do Estado. O público está sempre se transformando, mudando. Temos uma capacidade de 3,1 mil pessoas no ginásio, e hoje à noite ele deverá estar lotado, sem dúvida nenhuma — diz.
São 86 grupos, todos do Estado, disputando o concurso — 54 na categoria Júnior e 32 na Sênior. A primeira é para grupos que estão em um processo de retomada após a pandemia. Já a segunda é direcionada aos mais consolidados. No palco, os participantes apresentam coreografias de entrada e saída, além de danças tradicionais gaúchas.
O evento mantém o modelo estabelecido em 2022, com as modalidades de Danças Tradicionais, Júnior e Sênior, e as individuais, Chula e Danças Gaúchas de Salão. No concurso das danças tradicionais, são avaliados os quesitos de correção coreográfica, harmonia de conjunto e interpretação artística.
As competições em grupos são no ginásio. Já as individuais acontecem no anfiteatro do Hotel do Recanto, na localidade Recanto Maestro, também em Restinga Seca. A realização é do CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria, com apoio da Fundação Antonio Meneghetti e das prefeituras de São João do Polêsine e Restinga Seca.
O valor do ingresso é R$ 15. Também há a opção de passaporte para os três dias de evento, que custa R$ 30. Crianças de até seis anos não pagam.