Com direito a imagens de cobra, porco, lagoas cristalinas e paisagens urbanas, um concurso de fotografia envolvendo recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com votação online aberta até 21 de julho.
Entre os 169 retratos feitos pelos profissionais responsáveis por realizar o Censo 2022, que apontou a existência de 203 milhões de brasileiros, está o do Monumento aos Açorianos — um dos principais pontos de referência de Porto Alegre.
A escultura feita pelo artista Carlos Tenius, que lembra uma caravela, concorre na categoria Paisagens Urbanas junto a outros flagrantes feitos nas cidades brasileiras. Há outras duas divisões: Habitação e Paisagens Rurais. Enquanto a primeira traz reproduções dos mais diversos padrões de moradia existentes no país, desde um ônibus enferrujado até uma oca indígena, a segunda conta com registros da fauna, da flora e da vida no Interior.
Essa etapa de votação é a última fase do concurso fotográfico, que reúne trabalhos feitos pelos recenseadores com o mesmo equipamento utilizado para coletar informações da população — o chamado Dispositivo Móvel de Coleta, ou DMC. O objetivo da iniciativa é ampliar o acervo de imagens sobre as diferentes realidades brasileiras e valorizar o trabalho exercido pelos profissionais que saíram a campo a fim de descrever a realidade do país em forma de números e estatísticas.
A primeira etapa foi interna e se estendeu entre abril e maio. Agora, está em curso o prazo final para a escolha das melhores fotos pelo público. A votação pode ser feita por meio do site do IBGE (veja detalhes abaixo), mas é preciso informar um e-mail para confirmação do voto. Também haverá uma votação presencial em Salvador, na Bahia. Os prêmios variam de R$ 1 mil a R$ 5 mil.
Saiba como votar
- Acesse o site do concurso do IBGE
- Clique no botão "Votar"
- Selecione a categoria desejada (Paisagens Urbanas, Paisagens Rurais ou Habitação)
- É possível escolher uma imagem preferida em cada categoria
- Ao clicar na imagem escolhida, um quadro se abre para a inclusão de um e-mail válido, para onde será enviado o link que confirma o voto. Não é necessário fazer cadastro prévio.
- Ao receber o e-mail, basta clicar novamente em "votar" e a escolha estará formalizada.