O município de Agudo, na região central do Rio Grande do Sul, alcançou um feito histórico neste domingo (23): montou uma cuca com 184,6 metros de comprimento, 1.654,19 quilos, 55 centímetros de largura e 4,5 centímetros de altura. Com essas dimensões, a cidade conquistou o título de maior cuca já produzida no país segundo o RankBrasil, uma versão brasileira do ranking de recordes mundiais Guinness.
Até então, o recorde pertencia à cidade catarinense de Blumenau. Lá foi produzida, em 2019, uma cuca de 46 centímetros de largura, 169 metros de comprimento e 1.312 quilos. Em 2022, a cidade bateu seu próprio recorde, com 172 metros de cuca.
Luciano Cadari, diretor-fundador do RankBrasil, acompanhou o preparo do doce nos últimos dois dias e carimbou a vitória dos gaúchos:
— Agudo entra para o RankBrasil superando o recorde que era de Blumenau e com uma cuca que tem padrão de qualidade muito alto. Superou todas as expectativas, é bem saborosa e foi montada idêntica à cuca que é comercializada aqui na cidade — afirma Cadari.
Patrimônio da cidade
Cuca é um alimento tão apreciado em Agudo que é reconhecido como patrimônio histórico, por lei, no município. Mas uma iguaria gigantesca não se faz de uma hora para outra: desde terça-feira (18), 15 mulheres trabalham no preparo dos recheios, que ficaram acondicionados em câmara fria.
Na sexta-feira (21) começou a montagem, com a missão de transformar 520 quilos de farinha de trigo, 600 quilos de açúcar e mais uma dezena de condimentos na receita recordista.
A vencedora equivale a mais ou menos 2 mil cucas tradicionais e foi exposta ao público nesta tarde, em um labirinto de mesas montado no estacionamento do Super Lis. Este supermercado é o principal organizador do evento gastronômico, que conta com o apoio da prefeitura municipal e faz parte das comemorações da 33ª Volksfest in Agudo.
— O recorde é muito importante para nós porque estamos representando o nosso município perante o Rio Grande do Sul e o Brasil. É Agudo quem vai se destacar com essa cuca famosa — afirma a empresária Lisane Friedrich, proprietária do Super Lis.
Foi Lisiane a responsável pelo planejamento, pelos cálculos da receita e por reunir empresas que doassem boa parte dos ingredientes. Conseguiu a ajuda de marcas como Orquídea, Santa Clara, Usina Alto Alegre e Arcor, entre outras.
Feliz de quem pôde provar gratuitamente uma fatia da cuca, que rende cerca de 8 mil pedaços com diferentes combinações de recheios, como doce de leite, bombom, abacaxi, morango, uva, bergamota, amendoim, requeijão, nata e outros. Além de alegrar o paladar, a iniciativa também tem o objetivo de promover a cultura, o turismo e a gastronomia tradicional do município.
Os ingredientes
- 520kg de farinha de trigo
- 600kg de açúcar
- 960 ovos
- 200 litros de leite
- 30kg de banha
- 35kg de manteiga
- 58kg de amendoim
- 80kg de abacaxi já descascado
- 13kg de requeijão
- 28kg de bergamota
- 21kg de banana
- 40kg de uva
- 40kg de bombom
- 30kg de doce de leite
- Framboesa, morango, achocolatado e cacau em pó e nata