O barista brasileiro Boram Um, membro da equipe de cafeteria Um Coffee Co., conquistou a World Barista Championship (WBC), uma competição internacional conhecida como os "Jogos Olímpicos do Café", e alcançou o título de melhor barista do mundo. O evento foi realizado em Atenas, na Grécia, e chegou ao fim no sábado (24).
Um é o primeiro brasileiro a conquistar o título, mesmo que o país seja o maior produtor mundial de café. A melhor colocação do Brasil na competição que existe desde 2000 havia sido do barista Silvia Magalhães. Ele ficou em sexto lugar no ano de 2007.
Durante o campeonato deste ano, os participantes tiveram um tempo máximo de 15 minutos para preparar um total de 12 cafés, incluindo quatro expressos, quatro com leite e quatro que representassem a assinatura própria de cada competidor. A colocação dos finalistas ficou da seguinte forma:
- Boram Um, Brasil
- Daniele Ricci, Itália
- Jack Simpson, Austrália
- Isaiah Sheese, Estados Unidos
- Dawn Chan, Hong Kong
- Patrick Rolf, Dinamarca
O campeonato
O Campeonato Mundial de Baristas (WBC) é a principal competição internacional de café realizada anualmente pela World Coffee Events (WCE). A disputa tem como foco promover a excelência no café, avançar na profissão de barista e envolver uma audiência mundial com um evento de campeonato anual que serve como a culminação de eventos locais e regionais ao redor do mundo.
A cada ano, mais de 50 competidores campeões preparam quatro expressos, quatro bebidas com leite e quatro bebidas originais exclusivas, seguindo padrões rigorosos, em uma apresentação de 15 minutos acompanhada de música.
Juízes certificados pela WCE de todo o mundo avaliam cada apresentação com base no sabor das bebidas servidas, limpeza, criatividade, habilidade técnica e apresentação geral. A bebida exclusiva e sempre popular permite que os baristas expandam sua imaginação e os paladares dos juízes para incorporar uma riqueza de conhecimento sobre café em uma expressão de seus gostos e experiências individuais.
Os 15 competidores com as pontuações mais altas da primeira rodada, mais o vencedor escolhido da repescagem da competição em equipe, avançam para a semifinal. Os seis melhores competidores da semifinal avançam para a rodada final, onde um vencedor é nomeado Campeão Mundial de Baristas.