O Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBM/RS) decidiu nesta sexta-feira (4) manter a permanência de guarda-vidas até o dia 31 de março. Mesmo que oficialmente a Operação Verão se encerre no próximo domingo, o objetivo é garantir a segurança de banhistas nas principais praias de todo o Rio Grande do Sul.
Somente no litoral, por exemplo, ficarão ativas 93 das 239 guaritas que estão em funcionamento atualmente. O número de guarda-vidas, que hoje é de 963 pessoas, vai reduzir. Serão 440 no litoral e 44 nas chamadas águas internas.
Das atuais 209 guaritas no Litoral Norte, vão funcionar 85. Elas estão situadas nas áreas centrais, que são de maior movimento de pessoas, em Torres, Arroio do Sal, Capão Novo, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Imbé, Tramandaí, Nova Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal e Quintão.
No Litoral Sul, ficarão oito das atuais 30 guaritas e todas no Cassino, em Rio Grande. Nas chamadas águas internas, 20 localidades terão atuação nas principais praias. Até o fim da tarde desta sexta-feira, será decidido quais locais terão guaritas funcionando ou pelo menos ações de guarda-vidas, como por exemplo, usando jet skis e fazendo rondas periódicas.
Em outras edições da Operação Verão, a continuidade dos trabalhos ocorria só no litoral e agora, pela primeira vez, também em praias de rios, lagos e lagoas.