O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM/RS) divulgou nesta segunda-feira (28) que houve uma redução de 25% nos salvamentos em todo o Estado. Os dados são do período de 70 dias da Operação Verão, entre o dia 18 de dezembro do ano passado — quando iniciou a ação — e o início do Carnaval.
De acordo com a corporação, ocorreram 507 resgates até sexta-feira passada (25). Foram 403 casos no Litoral Norte, 36 no Litoral Sul e outros 68 em águas internas.
No mesmo período do verão passado, houve 676 ocorrências, a maioria também no Litoral Norte. Sobre mortes por afogamento, somente nas praias de Quintão, em Palmares do Sul, até Torres, houve dois registros neste verão, mas ambos em horário e área fora de atuação dos guarda-vidas. Nos mesmos 70 dias do verão passado, foram nove óbitos, também no Litoral Norte.
O CBM/RS informou ainda que dois novos balanços serão divulgados sobre a atual temporada: um referente ao Carnaval e outro quando encerrar a Operação Verão, nos primeiros dias de março.