Um dos principais dicionários em língua inglesa, o Cambridge avalia se deve incluir três novas expressões em seu glossário, todas elas relacionadas a um comportamento ecológico: greenflation, cyan shopper e smog tower. Enquanto as duas primeiras dizem respeito a mudanças nas formas de consumo, a última define uma solução tecnológica que pode reverter impactos ambientais.
GZH ouviu especialistas para explicar no detalhe o que querem dizer essas três expressões. Segundo o professor Carlos Alberto Mendes Moraes, que ensina sobre gerenciamento de resíduos e energias renováveis na Unisinos, são breves conceitos que resumem longos debates travados na área ambiental:
– Os ingleses e americanos têm essa criatividade para transformar grandes discussões em uma única expressão – observa o docente dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil e da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da universidade.
O Cambridge abriu uma consulta, que pode ser acessada aqui, questionando se essas expressões devem ser incluídas em seu vocabulário.
Seus significados são entendidos e debatidos no Brasil, mas essas expressões ainda não têm correspondência no português, com exceção de cyan shopper (abaixo, veja o significado). É possível que demore um tempo para que a gente crie nossas próprias definições.
– Do ponto de vista ambiental, a gente, no Brasil, recebe as informações e depois começamos a processar. Às vezes, temos que engolir o que vem de outros países. Como não temos essa cultura que os ingleses têm para juntar palavras, provavelmente vai ficar aportuguesado – projeta Moraes.
Greenflation
Desmembrando a palavra, temos green, que significa "verde", e flation, de inflation, que é "inflação". Na definição do dicionário, é um "aumento nos preços resultante da mudança para uma economia verde".
Como os produtos ecologicamente corretos demandam outras formas de produção, vão para as prateleiras com um preço mais alto do que o restante. O professor Carlos Alberto dá um exemplo a que a maioria já está acostumada:
– Tu vais no supermercado e tem o alface orgânico e o convencional. Qual é mais caro? O orgânico. Isso porque se consegue produzir muito mais alface com defensivo agrícola do que em uma produção orgânica – explica.
Professor do curso de Gestão Ambiental e de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ricardo Ribeiro Alves observa que produtos convencionais, embora pesem menos no bolso na hora da compra, podem ter um custo mais alto lá na frente, por causa de seus danos à saúde e ao meio ambiente.
– Imagina um produto que utiliza aditivo químico, agrotóxico, uma série de coisas cujo impacto não mensuramos em curto prazo, mas que existe no longo prazo. Esse valor a mais é um acréscimo necessário. Se as pessoas vão poder pagar, é outra discussão – diz.
Cyan Shopper
Cyan significa "ciano", cor que fica em um tom entre verde e azul, enquanto shopper é "consumidor". O Cambridge explica que cyan shopper é "alguém que tenta comprar apenas produtos ecologicamente corretos".
– É, no Brasil, o que já chamamos de consumidor consciente ou consumidor verde – acrescenta o professor Ricardo Ribeiro Alves.
O interessante é que, ao apontar para uma cor que mistura verde e azul, a expressão faz uma metáfora com a natureza:
– Traz a ideia de consumir produtos sem poluir os oceanos ou perder as árvores. Por isso o azul e o verde – frisa o professor Carlos Alberto Mendes Moraes.
Ele cita, como exemplo, as pessoas que vão à feira de orgânicos levando sacolas que não são de plástico.
– Se tu vais em uma feira de orgânicos, tu vais com a tua bolsa retornável, evitando levar sacola plástica para casa – diz.
É toda uma postura diferenciada na hora de comprar, um comportamento que avalia não somente como determinado produto foi feito, mas também de que forma levá-lo para casa e até como descartar.
Smog Tower
Smog, em inglês, significa "fumaça", enquanto tower quer dizer "torre". O Cambridge diz que é uma "uma estrutura alta e estreita que usa ventiladores e filtros para limpar o ar em uma área onde há muita poluição".
Capital da Índia, Nova Délhi é tida como uma das cidades mais poluídas do mundo. Recentemente, torres gigantescas foram instaladas na metrópole, na tentativa de purificar o ar.
– Hoje, trabalhamos muito com a ideia de descarbonização. O objetivo de uma smog tower é descarbonizar o ar. É um grande filtro com materiais com capacidade de absorver os gases CO2 e liberar ar puro – explica Carlos Alberto Mendes Moraes.
O problema de uma smog tower é seu custo, orçado em cerca de US$ 2 milhões. Para o professor da Unisinos, é muito mais viável que os governos usem esse dinheiro para solucionar a fonte do problema, que é a liberação de gases de efeito estufa.
– Por exemplo, não podemos admitir carros com alto índice de liberação de CO2. O que resolve é mudar a matriz energética dos automóveis, induzindo a processos de queima de combustível mais eficiente, exigindo que as indústrias não liberem gases do efeito estufa.