A missão para localizar o navio Endurance, naufragado há 107 anos, chegou ao fim nesta quarta-feira (9). A embarcação, que afundou após ser esmagado gelo durante uma expedição do explorador Ernest Shackleton, foi encontrada nas profundezas da Antártida. A descoberta foi anunciada em um comunicado da expedição de busca, a Endurance22.
Segundo o jornal The New York Times, uma equipe de aventureiros, arqueólogos marinhos e técnicos localizou os destroços no fundo do Mar de Weddell, a Leste da Península Antártica, usando drones submarinos, a uma profundidade de 3.008 metros.
Conforme a publicação, a equipe estava procurando por mais de duas semanas em uma área de 200 quilômetros quadrados ao redor de onde o navio afundou em 1915. As primeiras imagens do navio revelam partes da embarcação em excelente estado de preservação.
O navio Endurance, de madeira com 44 metros e três mastros, gerou uma das maiores histórias dos anais da exploração. Após a corrida ao Polo Sul ter terminado em dezembro de 1911, o explorador Ernest Shackleton virou a sua atenção para aquele que ele considerava ser o último grande objetivo da exploração: atravessar o continente de mar a mar, passando pelo polo.
Para prosseguir com o projeto, ele preparou a Expedição Transantártica Imperial (1914–17). A expedição não correu bem, com o navio Endurance ficando preso no gelo antes da tripulação conseguir desembarcar e, posteriormente, naufragando.