A Unimed Porto Alegre dá início, nesta segunda-feira (21), à atuação do Instituto Unimed Porto Alegre, uma entidade sem fins lucrativos que irá executar e fomentar projetos sociais na comunidade local. A iniciativa vai reunir ações com foco no bem-estar, trabalhando com temas como saúde, educação, cultura, esporte e sustentabilidade.
Com o objetivo de gerar impacto social positivo, o instituto irá atuar junto a organizações parceiras, como Kinder - Centro de Integração da Criança Especial, Associação Cristã dos Moços e Fundação Tênis (confira a lista completa abaixo).
— É um importante passo que materializa o nosso propósito de cuidar das pessoas, ampliando nossas ações para toda a sociedade. Será um agente de transformação e contribuição no desenvolvimento da região de atuação, que conta com 46 municípios — afirma o vice-presidente da Unimed Porto Alegre, Alexei Gobbi.
A criação do instituto foi aprovada pelos cooperados, em assembleia, em julho de 2021. Será uma associação de direito privado, sem fins econômicos/lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e apartidária. A entidade terá a Unimed Porto Alegre como associado mantenedor e funcionará como braço social da cooperativa, dando sequência a iniciativas que já eram promovidas antes de sua criação.
— Desde 2012, os investimentos na área de Responsabilidade Social realizados pela Unimed Porto Alegre chegaram a quase R$ 6 milhões, sendo R$ 570 mil apenas em 2021. A partir de agora, será o Instituto que dará sequência no apoio a instituições e projetos — explica o gerente executivo de Relações Institucionais da Unimed Porto Alegre, Gerson Silva, eleito para assumir também como gerente executivo operacional do Instituto.
Campanha
Em sintonia à criação, a cooperativa divulgará ainda, durante os próximos dias, uma campanha para incentivar que os mais de 6 mil cooperados destinem seus Impostos de Renda à entidade, intitulada "Todo mundo pode cuidar". De acordo com a Unimed, os recursos para a manutenção do Instituto serão oriundos de contribuições PJ e PF, além de outras doações.
— É importante lembrar que toda a pessoa física optante pela declaração de Imposto de Renda modelo completo pode destinar até 6% do IR para projetos incentivados. Além disso, toda a empresa optante pelo regime Lucro Real pode destinar até 9% do seu Imposto de Renda — explica Silva.
Conheça as instituições apoiadas pelo Instituto Unimed Porto Alegre:
- Kinder - Centro de Integração da Criança Especial
- Casa Menino Jesus de Praga
- Instituto Vida Solidária
- Aldeia da Fraternidade
- ACELB - Associação de Cegos Louis Braille
- Amparo Santa Cruz Orionópolis
- SPAAN - Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados
- Fundação Tênis
- ACM - Associação Cristã dos Moços
- Educando com Arte