Os alunos das séries iniciais da Escola Estadual Vicente da Fontoura, no bairro Restinga, em Porto Alegre, contam com um parquinho novo para brincar no recreio, graças a uma doação facilitada pela fabricante dos brinquedos. Na compra de uma pracinha nova, a empresa oferece ao cliente a opção de reformar os equipamentos usados e doar para uma escola ou entidade beneficente.
Quando a administração do Condomínio Horizontal Florida's Garden, do bairro Rubem Berta, procurou a Scalabrinq para substituir a pracinha do residencial por uma nova, a fábrica ofereceu essa alternativa. Em reunião de condomínio, o professor Paulo Ricardo Amaral, que é diretor da escola, sugeriu aos vizinhos que o colégio da Restinga fosse beneficiado. A doação foi aprovada, garantindo a diversão de cerca de 100 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, que se revezam para usar o espaço.
— Seria mais difícil equipar a pracinha com recursos da própria escola, pois temos outras prioridades. A doação foi importante para podermos oferecer essa estrutura de lazer para os nossos alunos — comenta o diretor.
A empresária Adriana Scalabrin destaca que os brinquedos usados não necessariamente precisam ser da mesma empresa, a Scalabrinq também se responsabiliza pela restauração e reinstalação de equipamentos similares.
— Para se desfazer de um parquinho, geralmente é preciso contratar uma empresa para remover e descartar o material de forma adequada. Além de resolver esse problema para o nosso cliente, queremos estimular o reaproveitamento, pois outras crianças ainda podem se beneficiar desses equipamentos — diz a empresária, que criou o projeto social Rebrinq, em 2018.
A empresa busca parcerias com fornecedores de materiais, como tintas e madeira, para viabilizar mais reformas pelo Rebrinq. Já há uma para doação de pneus. Condomínios, clubes, casas de festas e mesmo pessoas físicas que planejam substituir parquinhos infantis podem doar os usados. A escolha da entidade beneficiada fica a critério do cliente, mas a empresa também ajuda indicando quem precisa.
A entrega oficial dos brinquedos já restaurados na Restinga ocorreu nesta quarta-feira (25). Em outubro, equipamentos desinstalados no Colégio Anchieta serão entregues à ONG Transformando Dor em Amor, que acolhe mães que perderam seus filhos.
Como participar do projeto
- Na compra de uma nova pracinha para seu condomínio, clube ou empresa, a Scalabrinq se responsabiliza pela remoção, restauração e reinstalação do equipamento no local indicado para receber a doação.
- Fornecedores de materiais, como tintas e madeiras, também podem colaborar doando produtos para reformar os brinquedos.
- Mais informações pelo telefone: (51) 3344-3855.