Bloqueado no Tinder. Este é o status de Orkut Büyükkökten, 44 anos, o criador da rede social mais popular da web no início dos anos 2000, que levava seu nome. Em Porto Alegre desde quarta-feira (14) para uma conferência no BS Festival, ele relata que diversos usuários denunciaram seu perfil por acreditarem se tratar de uma conta falsa.
O atual CEO da plataforma social Hello afirma que está solteiro há dois anos e que faz uso do Tinder, aplicativo de relacionamento, tanto para fazer novos amigos quanto para procurar um novo amor.
— Em redes como Instagram e Twitter você não conhece pessoas novas. Geralmente, conversamos com nossos amigos ou seguimos celebridades. E os aplicativos de namoro se tornaram a grande ferramenta para que eu possa, realmente, entrar em contato com outras pessoas. Por isso, uso o Tinder para encontrar novas amizades, mas também para namorar — afirma o engenheiro de software.
Orkut afirma que, assim que chegou à Capital, acessou seu perfil no app de namoro para ver se rolava algum match. Em poucas horas, 10 combinações foram feitas. O número, apesar de alto, não surpreendeu o empresário, que tem conta premium (paga) na plataforma. De todos os possíveis flertes, ele começou a conversar com três. Com um dos pretendentes foi necessário usar o Google tradutor, porque o rapaz não falava inglês.
— Um dos rapazes perguntou se eu era o Orkut de verdade, o da rede social. Respondi que sim — relembra ele, entre risadas.
Problemas de comunicação
Porém, logo na sequência, ele percebeu que algo estava fora do normal. Notificações de mensagens do aplicativo não apareceram mais na tela do celular e os recados que ele tentava enviar não eram entregues, relata:
—Foi quando entendi que havia sido bloqueado pelo Tinder. Fiquei muito triste e desapontado com a situação, porque uma das coisas mais tristes da comunicação digital é você parar de responder a alguém sem dar uma razão. Isso é algo que eu jamais faria.
Uma das coisas mais tristes da comunicação digital é você parar de responder a alguém sem dar uma razão. Isso é algo que eu jamais faria.
ORKUT BÜYÜKKÖKTEN
Para tentar recuperar os contatos, os matches e o perfil, Orkut recorreu a duas outras redes sociais, o Facebook e o Twitter, para saber se alguém tinha o contato da área de suporte do Tinder:
— Compartilhei na esperança de resolver tudo rápido. Porém, fiquei muito surpreso ao ver, posteriormente, muitos retuítes, respostas e likes no meu post do Twitter. O triste é que ainda estou bloqueado — lamenta o CEO, que tentou também encontrar uma solução pelo próprio aplicativo.
Seletivo e baladeiro
Apesar de a solução para o bloqueio não ter surgido, o empresário revelou que alguns dos matches dados o encontraram no Instagram para que a troca de mensagens pudesse ter continuidade. No caso de um rapaz em específico, o papo já evoluiu para o WhatsApp.
Um encontro para um café ou caipirinha ainda pode acontecer, diz Orkut, que se mostra seletivo na hora de distribuir os likes.
— Eu tendo a olhar com atenção os perfis, leio a biografia para ver se tenho interesses em comum, porque, assim, sei o que posso esperar da pessoa — afirma ele, que pretende ir a festas na Capital nesta quinta-feira (15) e sexta (16).
Ou seja, caso um moço falante de língua inglesa diga que é Orkut, não duvide.