Você já ouviu essa música tocada em ritmo de pop, de rock, reggae, bluegrass. Acompanhou, ao se aproximar o fim de mais um ano, os comunicadores que vê na telinha e ouve no rádio diariamente celebrando, com seus colegas, familiares e amigos, um novo período de realizações em locais especiais para o povo do Rio Grande do Sul. Viu cidadãos conhecidos e anônimos erguendo a voz para cantar um pouquinho daquilo que sentem.
Se mora no Estado há alguns anos — ou caso se identifique bastante com esta terra —, provavelmente sabe a letra, inteirinha, de cor. E canta junto quando ouve as primeiras notas e os versos tão conhecidos da canção "Vida".
Pois essa familiaridade toda com a população acaba de voltar à tona: desde sexta-feira (30) e até o início de janeiro, a campanha de final de ano do Grupo RBS estará na televisão, nos sites, na mídia impressa, no rádio, nas redes sociais, em tantas das formas de comunicação que fazem parte do dia a dia dos gaúchos.
Neste ano, a participação do público será especialmente incentivada. Isso porque a campanha surge inspirada na temática do karaokê: um convite para que todos se unam à cantoria e se tornem porta-vozes dos próprios momentos especiais de suas vidas. E que se unam em coro com quem mais estiver por ali, ouvindo a composição, independente de quaisquer diferenças, para celebrar as realizações dos últimos meses e o encerramento — e, claro, também a continuação — de mais uma jornada.
— Fim de ano é um momento de reflexão, de afeto e de olhar para frente. "Vida" faz parte da memória afetiva do Rio Grande do Sul, e nada melhor que ao fim de um ano complexo como foi esse, oferecermos um carinho, um abraço e uma mensagem de otimismo e esperança para todos os gaúchos — conta Marcelo Leite, diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS.
A ideia é falar de coisas que representassem a vida da maneira mais ampla que a gente conseguisse.
RICARDO GARAY
Autor da letra de "Vida", junto com Calique Ludwig
Trazendo aqueles exemplos simples do que faz as alegrias da vida serem tão comuns a todos e, ao mesmo tempo, tão únicas para cada um — a chuva, o sol; o palco, a plateia; o grito de gol, o banho de mar —, a canção "Vida" carrega sempre uma mensagem de otimismo, de esperança. De que os dias, com suas filas e olás, com suas mentiras e verdades, com seus sonhos e brigas, sempre passam. E de que os desafios fazem parte dessa rotina, e sempre farão, mas também que o novo ano trará, mais uma vez, muito o que comemorar.
— A ideia é falar de coisas que representassem a vida da maneira mais ampla que a gente conseguisse. O mais importante foi procurar ser sincero e falar de coisas que servissem para a gente, e depois disso avaliar se aquilo podia ter uma validade mais universal. Acho que deu certo — resume Ricardo Garay, que compôs a letra em parceria com Calique Ludwig.
A campanha apresenta pessoas em momentos de lazer, aproveitando um dia com suas famílias, cantando em um bar, trabalhando, descansando em casa. Na cozinha, em uma viagem — em momentos singelos e significativos como aqueles que a canção descreve. E mostra que todos, independente dos desafios que se impõem, podem transformar suas vidas, ou simplesmente ficar feliz se tudo, de tão bom, continuar como está.
Afinal, se um jingle composto em 1985 continua a emocionar a cada nova roupagem, cada pessoa que se sente motivada ao ouvir essa canção — e partir sem razão, ou voltar por voltar — também pode renovar suas energias, seus ideais e objetivos para encarar esse novo ano que se aproxima. E quem sabe seja essa mesma a razão da vida?