Você já parou para pensar o que aconteceria com a sua rotina ao deletar o seu perfil no Facebook? Além de parar de receber informações sobre seus amigos – e sobre os nem tão amigos assim – , seus níveis de estresse cairiam, mas sua sensação de bem-estar também. Pelo menos é o que defende um estudo publicado essa semana no Journal of Social Psychology.
Liderados por Eric Vanman, da University of Queensland, da Austrália, os pesquisadores investigaram os efeitos de uma pequena pausa no Facebook sobre o estresse e bem-estar das pessoas. Para obter os resultados, o grupo se baseou nos exames de saliva de 138 indivíduos (51 homens e 87 mulheres) ativos na rede social. Eles foram divididos em dois grupos: um deveria sair da rede por cinco dias, enquanto o outro permaneceria online.
De acordo com Vanman, esse curto período foi suficiente para reduzir o índice de cortisol – o que significa a redução do estresse – naqueles que ficaram longe da rede de Zuckerberg. Em contrapartida, eles também reportaram menos sentimentos de bem-estar.
— As pessoas disseram que se sentiam mais insatisfeitas com a vida e que desejavam retomar as atividades na rede social. Não achamos que isso seja exclusivo do Facebook — disse o pesquisador, em entrevista ao site da universidade.
Vanman concluiu que, embora seja uma ferramenta social importante para milhões de usuários – e eles gostarem de fazer parte dela –, o excesso de informação que ela gera pode ser desgastante.
Gostou do conteúdo e ainda não é assinante? Tenha acesso ilimitado a todas notícias de GaúchaZH clicando aqui.