Com suas raízes fixadas no Rio Grande do Sul há seis décadas, produzindo jornalismo e entretenimento para conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor, o Grupo RBS mergulhou no universo do povo que vive no Estado para retratar e compreender a identidade rio-grandense.
O projeto Persona – Quem São e o que Pensam os Gaúchos? é resultado da vontade da RBS de ser parceira de negócio do mercado do Rio Grande do Sul e especializada em comportamento, valores, expectativa de futuro e hábitos de consumo dos gaúchos. Para estar ainda mais próxima do seu público, a RBS buscou entender o que ele pensa e como se relaciona com as tradições, com seus sonhos, com as marcas, entre outros temas.
A partir desta sexta-feira, em GaúchaZH, os leitores terão acesso aos primeiros resultados de um estudo inédito realizado com mais de 1,8 mil entrevistados em todas as regiões do Estado. Encomendada pelo Grupo RBS à empresa Consumoteca, a pesquisa foi realizada entre agosto e setembro deste ano, com a colaboração de seis especialistas em cultura e comportamento e de 28 pessoas de diferentes cidades, faixas etárias e profissões que concederam entrevistas aprofundadas.
Em três reportagens de fôlego publicadas no Caderno DOC na superedição de Zero Hora dos próximos três finais de semana de novembro, serão apresentados os cinco perfis mapeados no estudo, como vivem os gaúchos e a expectativa de futuro da população rio-grandense.
– A RBS deseja estar sempre próxima do seu público. Por isso, é tão importante entender profundamente o gaúcho, saber o que sente, o que pensa, como age. O projeto Persona parte desse princípio, e o resultado é extraordinário em termos de conhecimento. Por isso, queremos compartilhar o que aprendemos com toda a sociedade por meio dos nossos veículos e usar esse aprendizado para ajudar nossos clientes a fazer uma comunicação mais efetiva – explica o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.
O lançamento do projeto Persona será realizado na próxima segunda-feira, em evento no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro Histórico, na Capital), para clientes, dirigentes de agências, acadêmicos das faculdades de comunicação, imprensa e convidados, em uma experiência que buscará combinar música, gastronomia e conteúdo, para imersão dos convidados no universo do gaúcho. O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook.
Conheça a pesquisa
O evento de apresentação da pesquisa no Theatro São Pedro será transmitido ao vivo pelo Facebook do Grupo RBS, na segunda-feira, a partir das 9h30min. Acompanhe em fb.com/GrupoRBS.
O calendário de publicação
Três grandes reportagens serão publicadas às sextas-feiras, em GaúchaZH, e no final de semana, no caderno Doc, entre 10 e 24 de novembro. A primeira (entre os dias 10 e 11) apresenta Quem somos, traçando os cinco perfis básicos em que se divide a população no RS. A segunda (entre os dias 17 e 18), Como vivemos, abordando a crise econômica, o medo da violência e o desafio de vencer rótulos e preconceitos. E, por fim (entre os dias 24 e 25), Como seremos, sobre o futuro das tradições no Estado.