Escritor mais lido do Brasil na última década, Augusto Cury é sensação por onde passa. Em entrevista ao programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, nesta segunda-feira (27), o também psiquiatra falou sobre o novo livro (O Homem Mais Feliz da História), suas pesquisas e seus projetos. Cury explicou sobre seu conceito de síndrome do pensamento acelerado e o gerenciamento de emoções.
— Essa gestão é como você implodir a montanha, metaforicamente considerada a inteligência emocional, pegar os blocos de pedra e desenvolver as mais importantes habilidades, para que o nosso eu, que representa a capacidade de escolha proteja a emoção, gerencie o estresse, trabalhe perdas e frustrações — disse.
Segundo o pesquisador, uma a cada duas pessoas sofre com transtornos psíquicos, como ansiedade:
— É muito importante que saibamos que a humanidade está adoecendo rápido coletivamente, estamos vivendo uma epidemia de transtornos psíquicos. São pessoas que são ótimas para a sociedade, mas são carrascos consigo mesmas. Porque sofrem por antecipação, ruminam perdas, magoas. Isso esgota o cérebro.
O autor está em Porto Alegre para uma palestra, nesta segunda, às 20h, no Auditório Araújo Vianna. Ingressos podem ser adquiridos pelo site www.uhuu.com.
Confira o áudio completo da entrevista: