A 2ª Marcha Pela Ciência no Brasil ocorre neste sábado (2) em pelo menos quatro cidades no país: Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A manifestação será realizada com o objetivo de pressionar o governo a revogar os cortes no orçamento na área. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) teve um corte de 44% nos repasses do governo. Na capital gaúcha, o início do ato está marcado para as 11h, no Parque da Redenção, com concentração no Monumento ao Expedicionário.
O movimento parte da iniciativa da campanha Conhecimento Sem Cortes e conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Também integram a manifestação a Associação dos Docentes da UFRJ (ADUFRJ), o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH), a Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), o Sindicato do Instituto Federal do Rio de Janeiro (SINTIFRJ), a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), a Associação Nacional dos Pesquisadores das Unidades de Pesquisa do MCTI (ANPesq), entre outras entidades. Uma das organizadoras do ato e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tatiana Rappoport lembra a importância da manifestação.
Leia mais:
Marcha pela Ciência reúne cientistas no Parque da Redenção
MEC eleva limite de empenho e libera mais verbas para universidades
CNPq não tem dinheiro para pagar bolsas a partir de setembro
– O Congresso Nacional está em processo de organização e votação do orçamento do ano que vem. Se contarmos a PEC e todos os cortes, temos boas chances de que 2017 se repita em 2018, ou que seja ainda pior. Temos que pressionar para garantir que tenhamos o pagamento das bolsas de pós-graduação no ano que vem e um mínimo de financiamento para continuar as nossas pesquisas – aponta ela.
A expectativa das instituições organizadoras é de que, a exemplo do ato ocorrido em abril deste ano, o movimento consiga adesão em todos os Estados do país.
Serviço de locais confirmados até o momento:
Porto Alegre (RS)
Redenção / Parque Farroupilha
Sábado (2), das 11h às 14h
Rio de Janeiro (RJ)
Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã
Sábado (2), 15h
São Paulo (SP)
Avenida Paulista - no vão do MASP
Sábado (2), 15h
Brasília (DF)
Museu Nacional da República
Sábado (2), 15h