A polêmica envolvendo o anúncio de mudanças na aprovação escolar em SC - alunos do ensino fundamental e médio poderiam passar para séries seguintes mesmo que tenham sido reprovados em alguma disciplina - ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira. A Secretaria de Educação de SC voltou atrás, após afirmar em setembro que implantaria as mudanças em 2017, e adia a decisão sobre adotar o sistema.
Através de assessoria de imprensa, a pasta afirmou nesta sexta-feira que "já tem o desenho de como vai trabalhar essa questão e vai discutir com o Conselho Estadual de Educação e debater com os gerentes regionais de educação". Esses debates devem acontecer ainda neste ano, porém a secretaria ainda não sabe se irá implantar as mudanças.
Uma resolução do Conselho Estadual de Educação (CEE), aprovada em julho, orientava que as unidades da rede pública estadual e privada adotassem o que chamam de progressão parcial. Assim, se um aluno reprovasse em uma ou mais disciplinas, não teria que repetir todo o ano, mas passaria para o ano seguinte e faria uma nova avaliação para recuperar apenas o conteúdo que o professor identificar como necessário. A resolução gerou polêmica e debate entre especialistas.
O Conselho Estadual de Educação (CEE), depois de uma reunião, afirmou que as escolas têm autonomia para definir se querem ou não adotar a progressão parcial. Nesta sexta-feira, o presidente do CEE, Osvaldir Ramos, reafirmou que a decisão é de cada escola e que não há obrigatoriedade:
– Só sei que a Secretaria estava avaliando para implementar, não tenho conhecimento se resolveram algo. Não tem obrigatoriedade – disse.