Há previsão de chuva, mais contida, em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mas a característica que chama atenção de meteorologistas é a possibilidade de ventos fortes e persistentes, na casa dos 70 km/h. De acordo com Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, em função da formação de um ciclone extratropical sobre o Estado, algumas cidades podem registrar rajadas próximas de 100 km/h – o alerta se intensifica em cidades da Campanha e da Região Central.
O meteorologista destaca que nenhuma região se safará da chuva, mas os acumulados previstos são muito menores.
Leia também:
Ministério da Saúde anuncia compra de teste rápido para zika vírus
Fronteiras Educação recebe inscrições de alunos e professores
– A umidade vinda da Amazônia estava, até então, direcionada para o Rio Grande do Sul, e hoje vemos que ela fica mais para o Paraná. Sem esse combustível, a chuva já não é mais tão forte – explica Celso, apontando a divisa com Santa Catarina, o Litoral e a Campanha como áreas com mais instabilidade.
Embora haja previsão de 29°C como máxima na região de Teutônia, as temperaturas não devem subir muito na maior parte do Estado. Isso em decorrência da nebulosidade e também da aproximação de uma massa de ar frio, que promete derrubar as temperaturas até sexta-feira.
Hoje, a máxima prevista para Porto Alegre é de 24°C, mas, na sexta-feira, os termômetros podem marcar 11°C na Capital. Em pontos mais altos do Estado, poderá ter temperaturas próximas de 0°C e geada no final de semana.