O ciclone extratropical que provoca chuvas e ventos fortes ainda permanece sobre o Estado. Ao menos oito municípios registraram queda de granizo na madrugada desta terça-feira e a Defesa Civil mantém o alerta para toda a região. De acordo com a Somar Meteorologia, ainda há risco para queda de granizo na região Norte do Rio Grande do Sul. O tempo deve ficar estável em todo o Estado a partir de quinta-feira. Até lá, ainda há previsão de chuvas.
O sistema que causa instabilidade e rajadas de ventos está sobre a costa leste, ou seja, as condições climáticas podem ser mais severas no Litoral, Região Metropolitana e na Serra. No Sul, em cidades como Pelotas e Rio Grande, a velocidade das rajadas podem passar dos 80km/h. No restante do Estado, ainda há previsão para ventos fortes, com velocidades entre 40km/h a 70km/h.
Ao longo do dia, porém, algumas áreas podem apresentar melhora, com o afastamento da instabilidade. Na faixa oeste, o sol pode até mesmo aparecer entre nuvens.
As temperaturas começam a entrar em declínio na quarta feira, mas nesta terça-feira, as máximas ainda ficam acima dos 20ºC. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar 22ºC e 13ºC. Em Bagé, deve fazer máxima de 20ºC e mínima de 11ºC. Em Alegrete, as temperaturas ficam entre 26º e 16ºC.
Na quarta-feira, o ciclone deve se afastar em direção ao oceano, enquanto uma massa de ar frio de aproxima. A máxima deve ser de 18ºC na Capital e a mínima de 12ºC. Em Bagé, os termômetros devem marcar entre 14ºC e 7ºC. Em São José dos Ausentes, a mínima será de 6º e a máxima de 13ºC.