Você é daquelas pessoas que fica constrangida quando precisa tirar o sapato na frente dos outros? Vem aquele cheiro estranho de queijo gorgonzola no ambiente e todos ficam se olhando sem falar nada? Então chega em casa, toma banho, lava as meias, deixe os sapatos pegando aquele arzinho na janela e, mesmo assim, não consegue se livrar do cheiro ruim? Bom, meu amigo, está na hora de mudar alguns hábitos. O mau cheiro deriva das bactérias e acaba impregnando o tecido e, nesse caso, só água e sabão não resolvem o problema. Confira algumas dicas caseiras que podem te ajudar a acabar com esse desconforto.
Leia mais
15 direitos que os consumidores muitas vezes não conhecem
Saiba se suas dívidas passaram do limite aceitável e veja 10 dicas para sair desta situação
Pés:
Não precisamos dizer que é necessário lavar os pés todos os dias com com água e sabonete, não é mesmo? Mas é possível incrementar essa lavagem com uma bucha vegetal que ajuda a eliminar possíveis resíduos de pele morta - as bactérias adoram estes resíduos. A bucha também pode ser substituída por uma lixa. O importante é fazer essa esfoliação, pelo menos, uma vez por semana.
Ao sair do banho, não esqueça de secar bem os pés, principalmente entre os dedos. Se preferir, pode usar o secador de cabelos para garantir que ficaram bem sequinhos. Esse procedimento não só evita o chulé como ajuda, inclusive, a prevenir frieiras e micoses.
Um escalda-pés também funciona muito bem. De noite, prepare uma bacia com água morna e duas colheres de sopa de vinagre (ou duas colheres de sopa de sal). Coloque os pés nessa solução por dez minutos e, neste caso, deixe-os secarem naturalmente. Esse processo não deve ser realizado antes de calçar os sapatos, apenas antes de dormir. Você também pode fazer escalda-pés com outras substâncias, como chá verde e chá preto. Ferva dois sachês do chá de sua preferência em um pouquinho de água, misture o líquido na bacia com água morna e mergulhe os pés.
Meias:
Depois de lavar suas meias, deixe-as de molho por alguns minutinhos em uma solução de água com cachaça ou vodca. Como explicamos antes, o mau cheiro é resultado das bactérias que ficam impregnadas no tecido, que não sai apenas com água e sabão. O uso de uma dessas bebidas, que possuem basicamente uma combinação de água com etanol, tem teor de álcool suficiente para desinfetar as meias e remover os odores ruins. Caso não queira desprezar a preciosa bebida, é possível substituí-la pelo vinagre, que é uma versão fermentada de etanol com ácido acético e ácido cítrico.
Sapatos:
Você pode substituir o talco – que costuma ser mais caro – por bicarbonato de sódio, que também tem a função de absorver a umidade, minimizando o mau cheiro. Prepare sachês com a substância e coloque nos sapatos após tirá-los ao final do dia. É importante lembrar que o bicarbonato não deve ser usado diretamente nos pés, porque possui um pH básico que pode causar irritações na pele. Portanto, procure não deixar resquícios da substância dentro do sapato.
Sálvia e lavanda são bastante efetivas na eliminação de odores. A dica é colocar dentro dos sapatos sachês com folhinhas de sálvia e alguns raminhos de lavanda durante a noite. Se quiser, pode colocar junto com o bicarbonato.
Cascas de laranja e limão, por serem cítricas, também são grandes aliadas no combate ao chulé. Coloque as cascas – bem sequinhas – dentro dos sapatos à noite e retire pela manhã.
Congele os sapatos. Isso mesmo. O frio do congelador ajuda a eliminar as bactérias e fungos que causam o mau cheiro nos calçados. Limpe o sapato, coloque-o dentro de um saco plástico bem fechado e leve ao congelador. Deixe a noite inteira e retire pela manhã. Mas fique atento ao material do sapato. Calçados sintéticos podem ser danificado com esse processo.
Outra opção é o velho e bom jornal. Ele funciona como um filtro de carbono ativado e absorve todo o tipo de umidade. Coloque algumas folhas dentro dos sapatos e deixe lá durante toda a noite.
Leia outras notícias do dia