A chuva que era esperada para esta sexta-feira no Rio Grande do Sul chegou. Chuí, Canguçu e Caçapava do Sul tiveram registros de pancadas fracas durante a madrugada. Ainda que a previsão é de que o acumulado não passe de 8mm, vai ser o suficiente para que a sensação seja muito menor do que os termômetros devem apontar. A chance de neve por lá foi descartada porque a temperatura não caiu tanto. Em Canguçu, por exemplo, às 6h fazia 5ºC.
– A temperatura precisava ter baixado mais para ter chance de neve. Ainda assim, a sensação de frio vai ser intensa nas regiões em que a chuva deve aparecer – explica Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
Leia também:
Chuva deve marcar a sexta-feira em Porto Alegre e Região Metropolitana
Entenda os efeitos do frio no corpo
Moradores de São José dos Ausentes esbanjam disposição ao driblar temperaturas negativas
A chuva avança ao longo do dia pelo Estado. Ela deve chegar no início da tarde em Porto Alegre e à noite na Serra, onde as chances de nevar são maiores no sábado. Isso porque por lá a previsão é de que a temperatura continue abaixo de zero na madrugada. O prenúncio é o amanhecer desta sexta. Cambará do Sul registrou -3ºC, a menor mínima do Estado de acordo com o Inmet. Outros cinco municípios marcaram temperatura negativa: Serafina Corrêa (-2,9ºC), Bom Jesus da Serra (-2,6ºC), Vacaria (-2,2ºC), Lagoa Vermelha (-0,8ºC) e Frederico Westphalen (-0,3ºC).
Porto Alegre e Região Metropolitana amanheceram com média de 5ºC, mas o vento fez com que a sensação térmica caísse para 2ºC.