O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou na tarde dessa
segunda-feira um novo simulado online para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). No próximo sábado e domingo, o teste estará aberto a todos os participantes do exame e não somente aos concluintes do Ensino Médio, como ocorreu no simulado do final de semana passado. A inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente no portal Hora do Enem.
Os desafios da redação do Enem
Enem 2016 abre inscrições em 9 de maio
Em entrevista coletiva em São Paulo, o ministro também divulgou dados sobre o primeiro simulado, que registrou a participação de mais de 580 mil pessoas.
O teste precisou ser prorrogado até domingo passado porque houve uma demanda maior do que a esperada pelo MEC. De acordo com Mercadante, isso comprometeu a velocidade do sistema, por isso, optou-se pela prorrogação.
Entre os inscritos, 84% fizeram o simulado até o fim, o que possibilitou uma avaliação de desempenho de acordo com o curso escolhido. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os três Estados com maior participação, sendo que entre as escolas públicas, Minas Gerais se destacou, e, entre as privadas, o Espírito Santo teve a melhor pontuação média. Medicina, Direito e Administração foram os cursos mais procurados.
O simulado do próximo fim de semana terá as mesmas questões do anterior, e as provas estarão disponíveis da 0h de sábado até a meia-noite de domingo, sendo que, ao acessar a plataforma, o estudante terá quatro horas para concluir o teste.
O MEC também anunciou a abertura oficial do MECFLIX, canal de vídeos voltado à preparação para o Enem 2016. O acesso já está disponível aos interessados.