Repercutiu negativamente no Facebook o anúncio de uma escola de natação de Esteio, no Vale do Sinos, que utiliza a imagem do menino sírio Aylan Kurdi, de três anos. Aylan morreu afogado na Turquia e tornou-se símbolo da tragédia dos refugiados do Oriente Médio após o seu corpo ser encontrado por autoridades em uma praia de Bodrum, na Turquia, em setembro do ano passado. O objetivo da propaganda seria enfatizar que a natação para bebês é uma questão de segurança, e não de "luxo". Para isso, a empresa utiliza a foto de um bebê mergulhando e outra, menor, do menino sírio morto. Junto à fotografia de Aylan está a frase "9 meses para nascer, 3 anos para crescer, e 2 minutos pra ficar sozinha em 1 minutos pode morrer afogada".
A propaganda da FitFlex Aquacenter foi publicada em um jornal de Esteio que circula semanalmente, mas logo foi parar na internet, em um grupo do Facebook voltado a profissionais da publicidade. A postagem feita na quarta-feira pelo administrador da página é seguida pela descrição "Duvido muito que você já tenha visto um anúncio mais sem noção do que esse". Às 17h30min desta quinta-feira, o post tinha 1,2 mil curtidas, 279 comentários e havia sido compartilhado por 262 pessoas.
"Faz todo sentido: se o seu filho aprender a nadar nessa academia ele será um nadador tão f*** que conseguirá atravessar o mar à noite, no inverno europeu. Fora a falta de respeito que nem precisa comentar. JÊNIO.", comentou uma mulher. Outras críticas vieram na sequência:
"Gente, que absurdo. Se aproveitando da imagem do menino morto pra vender. Absurdo. Isso não poderia ser aceito."
"Isso ai é zueira, não!? Diz que é, diz que é, por favor..."
Repercussão
Em anúncio, escola de natação de Esteio usa foto de menino sírio afogado e causa polêmica
Propaganda da FitFlex Aquacenter foi publicada em um jornal que circula semanalmente, mas logo foi parar na internet
Marcelo Kervalt
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