Atendimento e orientação à população, estímulo ao consumo sustentável e conscientização sobre os interesses do consumidor estão entre os objetivos de uma campanha que o Procon-RS promove a partir da próxima segunda-feira. Com ações focadas em Porto Alegre, a 1ª Semana do Consumidor Gaúcho será realizada entre 14 e 18 de março - período que coincide com o Dia Internacional do Consumidor, comemorado no dia 15.
Entre as atividades programadas para este ano estão a reinauguração da Escola Superior de Defesa do Consumidor do Rio Grande do Sul (ESDC), na terça-feira, evento que contará com a presença do governador José Ivo Sartori. A escola, que conta com um corpo docente de professores voluntários e utilizará a própria estrutura do Procon-RS para a realização dos cursos, vai formar profissionais dos Procons e cidadãos em geral em temas relativos aos direitos do consumidor. As inscrições para os cursos poderão ser feitas pelo e-mail proconestadualrs@gmail.com.
Outras ações incluem uma audiência pública sobre segurança alimentar e um grande expediente voltado à população na Assembleia Legislativa. Uma unidade móvel do órgão também estará no local na quarta-feira e, na sexta, vai circular em Sapucaia do Sul para orientar a população sobre temas relacionados à defesa do consumidor. A partir de 2016, a Semana do Consumidor Gaúcho passará a ser comemorada anualmente, integrando o calendário oficial de eventos do Estado.
Confira destaques da programação da 1ª Semana do Consumidor Gaúcho:
14 de março
14h: audiência pública da Frente Parlamentar de Defesa do Consumidor sobre segurança alimentar, no plenarinho da Assembleia Legislativa
15 de março
9h: abertura oficial da semana do consumidor e lançamento de documentário sobre direito no consumidor no RS
14h: curso inaugural da Escola Superior de Defesa do Consumidor sobre Direito do Consumidor e Processos Administrativos
16 de março
Unidade móvel do Procon RS fica no pátio da Assembleia Legislativa
14h15: expediente na sessão plenária da Assembleia
17 e 18 de março
A unidade móvel do Procon faz plantão pelas ruas