O primeiro desfile cênico da Festa da Uva encantou uma multidão. Mas se sobrou expectativa para assistir ao primeiro corso alegórico em novo palco, faltou lugar na calçada para quem assistiu sem pagar na Rua Plácido de Castro.
FOTOS: veja como foi o desfile na Plácido de Castro
Bem antes do início do desfile, marcado para as 20h30min de quinta-feira e que só começou às 21h, muitas pessoas que não quiseram se acomodar nas arquibancadas - que custavam R$ 30 ao público em geral - desistiram e voltaram para casa sem assistir ao espetáculo. Quem preferiu se precaver, chegou cedo: às 18h, dezenas já reservavam lugar no espaço para não pagantes, distribuído principalmente entre as ruas Andrade Neves e Pedro Tomasi.
Plácido consagra trio de soberanas durante o desfile da Festa da Uva
- Já fui em diversos desfiles na Sinimbu e o que posso dizer é que a Plácido ganha nota zero. É um descaso não ter lugar para quem não comprou ingresso - reclamou o comerciante Pedro Luis Camello, 59 anos, que chegou por volta das 19h com a mulher e foi embora antes do evento começar.
Primeiro desfile na Plácido de Castro, em Caxias do Sul, agrada
Por outro lado, houve quem estivesse tão contagiado pelo clima festivo que não se incomodou em assistir ao desfile com um pouco de dificuldade.
- Não vou enxergar muito, mas independentemente do lugar, o que importa é o clima de festa - exaltou a cabeleireira Rosani Borges, 52, que conferiu o corso acompanhada de amigas.
Se o trânsito era uma das preocupações quando o desfile era na Sinimbu, agora, com a festa na Plácido, teve gente que reclamou por não conseguir estacionamento. O casal Jussara Oliveira, 35, e Jair Oliveira, 41, só conseguiu deixar o carro a cerca de três quadras do local de desfile.
Veja outros vídeos do Repórter Dizital do Pioneiro no desfile
Uma das maiores preocupações da organização foi a iluminação, que nem de perto lembrou as deficiências apresentadas durante o desfile das escolas de samba no Carnaval. Uma estrutura adicional foi instalada e a Plácido ficou mais colorida e iluminada.
A área designada a portadores de necessidades especiais, com capacidade para 88 pessoas gratuitamente, ficou praticamente vazia. Apesar de haver esse espaço, a acessibilidade ainda precisa melhorar, porque não havia rampa da rua até a área reservada, apenas dentro do espaço. A organização dispôs banheiros para pagantes ou não pagantes, e não foram registradas filas. Cerca de 30 funcionários da Codeca trabalharam para manter a via limpa.
Festa da Uva
Falta de lugar na calçada foi a principal reclamação dos desfiles na Plácido, em Caxias do Sul
Parte do público não-pagante teve dificuldades para acompanhar o corso
GZH faz parte do The Trust Project