Ele chegou muito antes do advento da selfie, do instagram, dos youtubers e da criação do Facebook. Foi vitrine de algumas das primeiras webcelebridades, reuniu momentos alegres, tristes e até vergonhosos. Mas deixou a internet de fininho no começo deste ano. Sem aviso prévio, o Fotolog, site que permitia a publicação de fotos com legenda, criado no começo dos anos 2000, saiu do ar nos últimos dias.
Quem tenta acessá-lo desde então - não que sejam muitos - encontra uma mensagem de erro, sem maiores explicações. O aplicativo foi retirado do Google Play e da App Store, e a fanpage do Facebook e o perfil do Twitter não são atualizados desde o ano passado.
Fotógrafo faz apelo nas redes sociais para reaver equipamento supostamente furtado em lancheria
O fim súbito da página que chegou a estar entre as mais acessadas do mundo e lançou personalidades como a VJ Mari Moon repercutiu em outras redes. Em tom saudoso ou bem-humorado, usuários comentaram o fim do Fotolog em postagens no Twitter e no Facebook.
No ar desde 2002, a página contava com mais de 30 milhões de usuários. Com o surgimento de outras redes, a empresa remodelou o site para tentar resgatar os usuários, mas não teve sucesso.
Como a internet está transformando a sociedade
Precursor de outros sites de publicação de imagens, como o Flickr, o Picasa, o Instagram e o Printerest, o Fotolog funcionava também como rede social, permitindo trocar comentários e seguir outos usuários. Ele começou a perder força com a chegada do Orkut _ que, aliás, também já se despediu da web _, e foi, pouco a pouco, suplantado pelas outras redes, mas alguns usuários mantiveram seus perfis para não perder o histórico de fotos.
Veja como foi a reção dos usuários no Twitter: