Suar muito até o "não aguento mais" será uma das sensações comuns nas academias durante a temporada de verão deste ano, com a prática de atividades de alta intensidade em um período curto de tempo. Esses treinos que levam a exaustão do corpo e que instigam o praticante a buscar resultados melhores de tempo e fôlego ganharam o apreço de quem quer praticar exercícios sem a rotina da musculação. E para atender a demanda, as academias buscam trazer novidades de métodos e planos.
- Sempre supervisionados por algum profissional, esse exercícios utilizam o máximo da nossa capacidade física e dão ótimos resultados nos aspectos de resistência, força e velocidade - explica o professor de educação física e gerente da Academia Fórmula, do grupo BodyTec, em Florianópolis, Eduardo Leite.
Veja algumas dicas de nutrição para fazer exercíos de alta intensidade
Confira mais dicas de saúde para praticar os hiits
A busca por exercícios mais dinâmicos são reflexo de uma vida também mais movimentada nos centros urbanos e da necessidade de fazer atividades que reflitam as necessidades do cotidiano. Com o trabalho cada vez mais ligado à internet e computadores, a tendência é romper a rotina e evitar qualquer período com longas repetições em máquinas.
- A comodidade era uma das vantagens e os aparelhos sofisticados ajudavam a garantir isso. Mas agora é preciso recuperar a mobilidade que perdemos, retroceder nesse conceito de conforto e colocar na academia a saúde e vitalidade necessária para o dia-a-dia - contextualiza Leite.
Segundo Leite, a busca por esse modelo de exercícios cresceu em Santa Catarina há um ano, mas deve ganhar mais adeptos ao longo deste verão. Na segunda quinzena de novembro, a academia disponibilizará um método de exercícios, conhecido como Tabata, uma alternativa ao Crossfit. Ambos os modelos trabalham com intensidade.
Além do fator de consumir menos tempo na academia, o fisioterapeuta Matheus Cardoso Dos Santos acrescenta que os exercícios de alta intensidade tendem a apresentar atividades diferentes em cada treino e também podem ser feitas ao ar livre, desde que sempre bem orientadas.
- As pessoas querem mais dinamismo nas atividades, mas é preciso prestar atenção aos movimentos para evitar lesões. A alta intensidade leva ao cansaço e é preciso estar preparado, com condicionamento mínimo para buscar a execução correta do movimento - ressalta Matheus Cardoso Dos Santos.
Em Chapecó, a academia Oxigênio também oferece os programas chamados de "hiit", da sigla em inglês High-Intensity Interval Training, que significa Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. A empresa inclusive lançou em novembro o plano "Face 2 Face", que oferta treinos de 30 minutos apenas, três vezes por semana.
O que são os Hiits?
Com os Hiit a ideia é que por um curto período de tempo se realize esforços de alta intensidade e curta duração intercalados com períodos de recuperação. Uma sessão de treinamento varia normalmente de quatro à 30 minutos. Mas apesar de estarem bombando nas academias, a técnica já foi eficiente em 1952, quando o corredor Emil Zatopek, conhecido como a locomotiva tcheca, ganhou três ouros olímpicos nos 5.000 m, 10.000 e maratona. Em seus treinos Zatopek fazia corridas de alta intensidade intervalados com trotes.
- Essa prática de exercícios leva a uma queima de calorias intensa que se segue por algumas horas após a atividade e por isso apresenta resultados eficientes - explica Leite.
O conceito do hiit também se desenvolveu em outros métodos de praticar exercícios. Exemplo deles é o Crossfit, febre nas academias e estúdios de exercícios. O método criado pelo americano Greg Glassman que reúne diversos exercícios dinâmicos que trabalham diversos grupos musculares ao mesmo tempo. De acordo como o protocolo da marca Crossfit, que realiza treino para habilitar profissionais a dar aulas, o WOD (sigla em inglês para "exercícios do dia) deve contemplar atividades diferentes a cada treino e incentivar a redução do tempo.
Outro protocolo que também envolvem a técnica dos hiit é o Tabata. Desenvolvido pelo pesquisador japonês de saúde esportiva, Dr. Izumi Tabata, envolve atividades de alta intensidade, em oito séries diferentes que devem ser realizadas em quatro minutos. São atividades feitas no máximo esforço físico durante 20 segundos seguidas de descanso de 10 segundos. Então muda a atividade e se repete o tempo. Até fechar oito séries, com oito práticas diferentes em quatro minutos. O tabata pode ser interessante para potencializar os seus resultados ao término de um treino na academia gerando uma alta queima de calorias nas horas seguintes ao exercício.
- Mas o conceito de hiit também pode ser aplicado a musculação ou trabalhos funcionais. A ideia básica é a alta intesidade intervalada, que torna o exercício mais dinâmico - explica Leite.