A Associação Maria - Mãe da Divina Concepção, grupo cristão e ecumênico, traz a Porto Alegre o 1º Encontro pela Paz, evento que reunirá fiéis religiosos, pessoas orantes e peregrinos em um grupo de orações. O encontro ocorrerá nesta quinta e sexta-feira, às 18h, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
A iniciativa integra a Campanha pela Paz, movimento peregrino que vem promovendo encontros em todo o mundo com o intuito de difundir o poder da oração na construção de uma cultura de solidariedade, e não tem vínculo com nenhuma religião ou doutrina.
- Nós vamos acolher todos, indistintamente. A ideia é levar a mensagem para todo tipo de povo, para todas as classes sociais, independentemente da fé e de questões culturais. E que a gente possa buscar o que nos une: a paz, a fraternidade, o amor, a caridade - explica Frei Benedetto, monge da Ordem Graça Misericórdia, instituição que conduzirá o evento.
Na programação desta quinta-feira, está prevista uma vigíla de oração pela paz nas nações - a Ave Maria será rezada em 30 idiomas. Nesta sexta-feira, serão realizados cânticos e orações universais. Entre as intenções de oração, um assunto terá atenção especial: a crise dos refugiados da Síria.
- A questão do Oriente Médio é algo muito forte no momento. Temos orações específicas pelos refugiados, pelas crianças no Oriente Médio - afirma Frei Benedetto. - Também estaremos em sintonia com as necessidades da região. Nós tivemos algumas catástrofes, como as chuvas, e muitas pessoas estão passando por dificuldades. Na medida do possível, vamos colocar tudo isso na consciência e no coração.
Antes de chegar a Porto Alegre, o Encontro pela Paz esteve na Colômbia, na Venezuela, em Roraima, Minas Gerias e São Paulo, reunindo um público médio de 700 a mil pessoas. Depois da passagem pela Capital, o evento segue para o Uruguai.
O encontro é gratuito e não demanda inscrição prévia. Segundo os organizadores, as atividades serão transmitidas ao vivo por meio do site misericordiamariatv.org.