Violência contra a mulher é tema da redação no Enem 2015
Além de buscar uma vaga em uma faculdade pública, com as notas do Enem também é possível disputar bolsas de estudos e solicitar financiamento em instituições de ensino particulares. Além disso, as notas também podem ser usadas como avaliação do desempenho escolar e como certificação no Ensino Médio. O gabarito do exame será divulgado nesta quarta-feira.
Passado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, os candidatos a uma vaga no Ensino Superior vivem um período longo de expectativas e indefinições. É que, entre os fins para os quais podem ser usadas as notas do exame, está o de selecionar vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No entanto, as inscrições para o processo abrirão, provavelmente, só em janeiro.
Enem 2015 tem menor índice de abstenção dos últimos seis anos
Ou seja: para quem quer ser bixo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que adotou o sistema no ano passado, tudo ficou bem diferente. Se, antes, os estudantes sabiam, logo depois do vestibular, se tinham chance de aprovação, agora, é preciso aguardar quase três meses para definir os rumos. E é essa angústia que vive a estudante Camila Flores da Rosa, 19 anos. A estudante fazia faculdade de Nutrição no campus da UFSM em Palmeiras das Missões, mas, no ano passado, resolveu largar o curso para se dedicar ao Enem e buscar uma vaga em Administração, também na Federal. A estudante afirma que, até as inscrições no Sisu, só resta esperar.
Mais de 360 candidatos são eliminados no primeiro dia de provas do Enem
- Antes, no vestibular, valia a pena conferir o gabarito, porque a gente tinha uma ideia se passaria ou não. Com o Enem, nem teremos aquela expectativa em ouvir o nome no rádio. Agora, só posso esperar abrir o Sisu e, até lá, nem dá para dizer que estou de férias, porque isso só vai acontecer quando tiver o resultado para poder ficar tranquila. É muito ruim ficar nessa expectativa - afirma Camila.
O ingresso exclusivo pelo Sisu na UFSM só valerá a partir de 2017. Para este ano e para 2016, as provas do processo seletivo Seriado para os candidatos que já estavam inscritos está mantida. Mas, mesmo para esses candidatos, a nota do Enem é importante: 20% do escore obtido no vestibular corresponde à pontuação do Enem. As provas de seleção geralmente acontecem em dezembro, mas ainda não há data definida.
Sisu abrirá inscrições no início de 2016
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem, é realizado duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. Nesse sistema, as instituições públicas de Ensino Superior cadastradas, inclusive a UFSM, oferecem vagas para os candidatos que participaram do exame. O candidato precisa, já no período de inscrição, escolher entre as opções de vagas ofertadas.
- A prova do Enem gera um escore de pontos que o aluno pode usar quando abrem as inscrições para o Sisu, o que deve acontecer na segunda quinzena de janeiro. Vão abrir vagas em instituições públicas de todo o Brasil e começará um verdadeiro leilão de vagas porque, quando os alunos conduzem para um determinado curso, em determinada universidade, os pontos de corte aumentam. Os estudantes só vão confirmar a intenção da vaga no último dia do período de inscrição - afirma o professor do Totem Vestibulares Helder Vieira.
Acompanhe a correção das provas e o gabarito extraoficial do Enem 2015
As notas das provas objetivas e da redação são o método usado para a concorrências das vagas. Durante as inscrições, ao fim de cada dia, o sistema faz o cálculo e divulga a nota de corte e a classificação parcial para os cursos. Depois de terminadas as inscrições, o sistema seleciona os candidatos melhor classificados em cada cursos. Diferentemente do que acontecia na divulgação dos aprovados nos vestibulares, como era o caso do concurso na UFSM, não há a divulgação de um listão. O candidato é comunicado individualmente se foi, ou não, aprovado.
Depois disso, a cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando a ocupação da vaga. Cada universidade define os dias, locais, horários e procedimentos para a matrícula.