"Pancho" é a variante diminutiva espanhola de Francisco e também o nome do shih tzu de Dóris Palma, 42 anos, que é abençoado todos os anos no dia de São Francisco de Assis, santo dos animais. Devota "desde sempre", Dóris nomeou seu primeiro e único cachorro sem saber do significado da escolha e, desde que descobriu, no primeiro ano de vida do Pancho, o leva para participar das celebrações de 4 de outubro.
- É muito lindo ter a igreja cheia de animais, ver os bichinhos e as pessoas interagindo. É um dia especial - opina Dóris.
Júnior, o labrador de 10 anos de idade de Claudete Burtet, 58, também recebeu a bênção neste domingo. Ele está com insuficiência cardíaca e foi operado há cerca de um ano devido a um problema nas articulações.
- A visita me passou serenidade para aceitar a doença do meu cachorro, que daqui a pouco deve partir. Também pedi para que ele não tenha dor quando isso acontecer - conta Claudete.
As homenagens ao santo começaram há duas semanas na Paróquia São Francisco de Assis, em Porto Alegre. Neste domingo, além da bênção aos mascotes, que aconteceu durante o dia inteiro na igreja, houve a Procissão dos Animais e a Procissão Luminosa, que terminou em uma missa à noite.
Fiéis comemoram, agradecem e fazem preces no dia do Santo Guerreiro