Disciplina, motivação e amizade são as palavras-chaves para o grupo Garra de Joinville funcionar diariamente no aplicativo Whatsapp. Com o objetivo de incentivar a reeducação alimentar e a prática de exercício físico diário, o grupo funciona há mais de um ano.
A fundadora do grupo, Karla Magalhães, de 39 anos, lutava contra o excesso de peso desde os 14 anos. Entre dietas extremas e remédios para emagrecer, ela não conseguia permanecer com o peso que conquistava após as dietas. Foi então que em 2013, ela iniciou uma reeducação alimentar junto com a prática de exercício físico diariamente e eliminou 32 quilos. Provocada pela curiosidade de conhecidos que perguntavam frequentemente como ela conseguiu eliminar tantos quilos em pouco tempo, Karla postou uma foto no perfil pessoal do Facebook com o antes e depois da reeducação alimentar e propôs um desafio: passar 30 dias sem comer "besteira" e praticar exercício físico todos os dias, para incentivar as pessoas a terem uma vida mais saudável. O desafio foi lançado em setembro de 2014.
- É importante a pessoa saber que é possível emagrecer comendo o que gosta, basta apenas trocar os ingredientes. No grupo também oferecemos ajuda psicológica, quando a pessoa sabe que não é somente ela que está passando por esse problema, que a superação é em conjunto, fica mais fácil de continuar nos exercícios e na reeducação alimentar - salienta Karla.
:: Leia as últimas notícias de Joinville e região
Em seguida, criou um grupo no Whatsapp para troca de incentivos, receitas de alimentação saudável e dicas de exercícios físicos. Hoje, depois de um pouco mais de um ano da data de criação do grupo, são ao todo seis, somando mais de 600 integrantes. Nos grupos, além de pessoas que querem emagrecer, tem profissionais da área da saúde, como nutricionista, psicólogo e personal trainer. Tem pessoas até de fora do país, como portugueses, mas a maioria são mulheres joinvilenses.
- O convívio social influencia muito na maneira de comer e ver a vida. Por isso, o grupo Garra é importante, por meio da motivação em conjunto as pessoas conseguem permanecer mais tempo nos novos hábitos até virar rotina - explica.
O grupo costuma se encontrar para praticar atividade física em uma academia de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana realizam caminhadas e corridas nas ruas de Joinville. Além disso, mensalmente fazem encontros com profissionais da área da saúde para orientação.
Uma das integrantes do grupo, a estudante Daiane Amaral, de 38 anos, é a responsável por elaborar as receitas fitness. Ela conta que começou a adequar as comidas calóricas que gostava de comer com ingredientes mais "magros". Quando o resultado dá certo, compartilha com as amigas a receita no grupo do Whatsapp. Fez sucesso. Tanto que criou uma página no Facebook "Receitas Fit da Dai - GARRA", onde compartilha as melhores receitas que inventa.
- Resolvi fazer a página para compartilhar com meus amigos as minhas receitas fit e mostrar que podemos comer bem, com a reeducação alimentar - diz.
Outra integrante é a artista plástica Maristela Carvalho, de 54 anos, que conheceu Karla na academia. Maristela irá realizar a cirurgia de redução de estômago este ano e para isso, precisa se reeducar na alimentação e fazer exercícios físicos. A empresária Fernanda Mendes, de 35 anos, fez a cirurgia de redução de estômago e há um ano e perdeu 32 quilos. Para manter o peso conquistado conta com a motivação das amigas no grupo Garra.
- Com os exercícios sinto mais disposição para realizar as atividades do dia a dia, como brincar com o meu filho e fazer compras no supermercado. Além de ter me apaixonado por praticar corrida - conta Fernanda.
Para fazer parte do grupo Garra basta enviar uma mensagem pela página "GARRA - Grupo de Apoio e Reorganização da Reeducação Alimentar" no Facebook.